Foto: Leila Ofélia

Figura e modernidade, com Auguste Rodin e curadoria de Valéria Picolli, pode ser vista até 15 de dezembro, em Botucatu

A diretoria da Sede Central teve a oportunidade de conhecer parte das obras de um dos artistas mais influentes do século XX, em visita à Pinacoteca “Fórum das Artes”, em Botucatu, a 235 Km da capital paulista, onde o CPP mantém sede regional administrativa e clube de campo com alojamento.
 

Uma exposição do escultor francês Auguste Rodin contempla o espaço cultural com obras, registros e fotografias que contam a trajetória do artista. O corpo diretivo da Sede Central foi recebido pela secretária de Cultural Local, Cris Cury Ramos, que fez questão de abrir, receber e acompanhar a comitiva da entidade.
 

Segundo ela, é um desafio gerenciar o local, especialmente, mas o trabalho é motivador, porque a cultura integra parte e tornou-se razão de sua vida. “Com certeza gerará muitos frutos”, disse. Cláudia Bassetto, diretora de Patrimônio da Pinacoteca,  diz que é a segunda cidade que recebe as esculturas de Rodin – antes, apenas Campinas havia recebido o acervo. Ela explica que o objetivo do novo espaço é trazer exposições de artistas renomados para que as pessoas da região tenham acesso à cultura sem precisar ir até os grandes centros.
 

Já Mário Eduardo Pardini Affonseca, prefeito da cidade e filho de professora, afirmou que é um sonho que sai do papel, conquistado por muitos que acreditaram neste projeto que abrirá as portas para a arte a cultura na região. Pardini destacou que o serviço da Pinacoteca vai atender o botucatuense e os turistas do estado.
 

Ações educativas

O espaço oferece programação cultural diversificada para atender a todos os públicos e conta com atendimento educativo para visitas agendadas para grupos de escolas, instituições, entidades de Botucatu e região. As visitas educativas podem ser realizadas de segunda a sexta, das 9h às 17h, com agendamento pelo telefone (14) 3811-1481 ou e-mail: forumdasartes@botucatu.sp.gov.br.
 

Curiosidade

Antes de se tornar um escultor conhecido em todo o mundo, a partir de 1900, Rodin quebrou os paradigmas da escultura vigentes à sua época. Até então, as artes eram dominadas pelo culto da natureza – o naturalismo. Já o mestre optou por colocar no centro de sua obra um fragmento da natureza pouco explorado pelos seus contemporâneos: o homem.
 

Exposição abertas ao público

. Figura e modernidade de Auguste Rodin, de curadoria de Valéria Picolli, até 15 de dezembro.

. A Casa: jogos de luz & cor – exposição individual da artista botucatuense Amélia Piza, até 26 de janeiro.

. Conexão gráfica – exposição de gravuras, até 26 de janeiro.

 
SERVIÇO

Pinacoteca Fórum das Artes / MAC Itajahy Martins

Rua General Teles, 1040, Botucatu – SP

Entrada gratuita de quarta a sexta-feira, das 8h30 às 17h; sábado, domingo e feriado, das 11h às 17h.