Pela terceira vez e segundo ano consecutivo, a Escola Estadual Professor Manasses Ephrain Pereira, do Monte Líbano, tem eleito o professor do ano em seleção feita pela Sede Regional do CPP Piracicaba. Marcão, como é conhecido o professor de ciências Marcos Cesar Costa, recebeu a notícia na tarde de 18 de outubro durante visita de uma comissão formada por diretores da entidade, da Diretoria Regional de Ensino, e direção da escola estadual.
 

O professor se emocionou duas vezes ao receber a notícia. A primeira, por que o pegou de surpresa, e a segunda, pelo acolhimento dado pelos alunos na hora do anúncio feito no pátio da escola, durante o intervalo. “Não esperava receber este título, mas é uma honra poder representar a categoria. Ver nossas ideias dando certo e que nossos alunos estão felizes dentro da escola. Não tem preço”, disse Marcão.
 

A premiação veio pelo reconhecimento no trabalho desenvolvido na disciplina integral “Viver Educador”, em que o professor ensina o cultivo de diversas plantas em uma horta experimental. “Eles aprendem a cuidar do meio ambiente, a cuidar de uma horta e também todos já criaram suas hortas em casa. Estou na escola desde 2006, mas fui convidado a dar continuidade neste projeto a convite do professor Gilberto, que iniciou a horta aqui na escola. Ver a transformação destes alunos, ver a responsabilidade com que eles cuidam, não só deste projeto, mas da própria escola, é motivo de muito orgulho”, lembrou o professor.
 

Logo após o anuncio, os alunos levaram o professor até os fundos da escola para comemorar. Renato da Rocha Fernandes, de 12 anos, do 6º ano, é conhecido como mascote e não tem vergonha. “Eu gosto tanto de ajudar aqui que acabei virando um mascote da horta da escola. Venho inclusive aos finais de semana”, disse o menino em meio a sua plantação de pimenta, alface, salsa e mandioquinha.
 

Para Gilberto Beltrame, coordenador de ciências e matemática na escola, não acreditava que o projeto daria tanto retorno. “O comportamento dos alunos mudaram, resgatamos a autoestima deles e a aprendizagem também melhorou”, afirmou.
 

A premiação do Professor do Ano foi entregue durante solenidade festiva na Regional do CPP, à rua Santo Antônio, 600, na sexta-feira, 20, às 20 horas. O evento teve buffet, bar e animação ao vivo com Rodolfo Magalhães e banda.