O Projeto de Lei 6477/13, de autoria da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), prevê concessão de bolsa de estudos e de pesquisa direcionada à formação de professores da educação básica para todos os profissionais da área.
A proposta, que aguarda aprovação na Câmara dos Deputados, altera a Lei 11.273/06, que autorizou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a dar bolsas para formação inicial de professores da educação básica que ainda não possuem títulos, em nível médio ou superior.
De acordo com Sandra Rosado, é necessário ampliar o conjunto de beneficiários do programa de bolsas já existentes para impulsionar a elevação dos padrões de ensino e, consequentemente, da qualidade da educação.
O projeto será analisado pelas comissões de Educação, de Finanças e Tributação, e de Constituição e de Cidadania.
SECOM/CPP
Além da concessão de bolsas devem oferecer também mais cursos no modelo EAD, para que os professores que não tem tempo disponível, em virtude do trabalho, possam se atualizar utilizando a internet, em suas casas ou no ambiente onde trabalham. Professores que já são graduados ou pós graduados não tem tanta necessidade de aulas presenciais.