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Interessados de baixa renda com idade entre 18 e 30 anos podem se inscrever até esta sexta-feira (17)

Os podcasts chegaram para ficar. O passado 2019, por exemplo, ficou marcado como “O Ano do Podcast no Brasil”, na esteira de pesquisas que mostraram aumento no consumo de programas de áudio em plataformas digitais no país. Segundo o Ibope, 40% dos 120 milhões de internautas brasileiros ouviram podcast naquele ano, refletindo a presença de grandes empresas de tecnologia no cenário nacional. Caso da sueca Spotify, que neste 2020 vai além da distribuição de conteúdo com um projeto gratuito voltado à formação de jovens “podcasters”.

O Sound Up é um programa inclusivo de treinamento para jovens negros e indígenas, de 18 a 30 anos, que tenham grandes ideias, vontade de aprender e sejam apaixonados por podcasts. Não há requisito de experiência prévia. O critério de seleção, por se tratar de iniciativa de caráter social, considera a realidade socioeconômica dos inscritos, buscando candidatos de todo o país que tenham baixa renda familiar. As inscrições vão até sexta-feira (17), às 23h59, e devem ser feitas no site. O programa já aconteceu nos Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Reino Unido, e chega pela primeira vez na América Latina.

Os 20 selecionados vão participar de quatro semanas de programação virtual, produzir e enviar um projeto final para os avaliadores. Haverá ainda um treinamento presencial em São Paulo de uma semana em 2021, em data a ser definida. A formação será em português, e os participantes vão receber gravador, computador, fone de ouvido e acesso à internet. Tudo na faixa! 

Neste ano, o treinamento será virtual, com aulas ao vivo e gravadas, mais tarefas, que devem consumir cerca de 10 horas. As aulas serão programadas para o final do dia/noite para acomodar o maior número de participantes possível. O restante do conteúdo é flexível e pode ser assistido nos horários mais convenientes para cada um. 

Em 2021, serão selecionados 10 participantes da primeira etapa para o treinamento presencial, que inclui uma semana de workshops, painéis e atividades sobre podcasts liderados por especialistas e profissionais, em São Paulo. Deslocamento, hospedagem e alimentação de candidatos de outras cidades serão bancados pela empresa, não por acaso líder mundial de serviço de transmissão multimídia (streaming). São 286 milhões de usuários ativos no aplicativo Spotify, sendo 130 milhões assinantes pagos (premium).

Podcast nada mais é que conteúdo de áudio disponível para ser ouvido a qualquer momento, por meio de um aplicativo. As plataformas de conteúdo oferecem músicas, notícias, programas temáticos etc.

INCLUSÃO SOCIAL

O foco da iniciativa em jovens pretos e indígenas tem claro intuito de contribuir para superação da desigualdade social brasileira. Nesta quarta-feira, dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua Educação 2019, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostram que a taxa de analfabetismo entre pretos e pardos no Brasil é quase três vezes maior do que o percentual entre brancos.

Em 2019, 3,6% das pessoas de 15 anos ou mais de cor branca eram analfabetas (não sabiam ler ou escrever). Entre pessoas de cor preta ou parda, a taxa foi de 8,9%. Veja a pesquisa.