Segundo a SME, mais de 1.200 projetos de estímulo à prática musical são desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino. O Programa “São Paulo Integral”, criado em 2015 pela Secretaria Municipal de Educação (SME), expande o tempo diário de permanência em ambiente educativo de estudantes da Rede Municipal de Ensino (RME) e amplia as oportunidades de acesso ao aprendizado por meio das diversas linguagens, considerando os princípios e diretrizes pedagógicas da Educação Integral em tempo integral.

No município de São Paulo esta ideia já se alinha à Proposta do Ministério de Educação, ao vigente Plano Municipal de Educação de São Paulo (PME) e Programa Mais Educação São Paulo, implementado em 2013 e que possibilitou o acesso a mais de 70 mil alunos às atividades no contra turno escolar em 2014.

Em 2015, foram registradas mais de 1.200 turmas somente para o ensino de algum tipo de prática musical nas escolas municipais de São Paulo. As atividades aconteceram em mais de 235 unidades educacionais, entre Centros Educacionais Unificados (CEU), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF), Escolas Municipais de Ensino Bilíngue para Surdos e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI).