Pós-graduação em Mentoria para Educação Profissional e Tecnológica abre 1.200 vagas

A iniciativa visa capacitar profissionais da educação para auxiliar os estudantes a realizarem suas escolhas na trajetória dos estudos.

Com objetivo de fortalecer a implementação do Itinerário da Formação Técnica e Profissional, no Novo Ensino Médio, o Ministério da Educação (MEC) lança o curso de pós-graduação, em nível de aperfeiçoamento, em Mentoria para a Educação Profissional e Tecnológica. A iniciativa visa capacitar profissionais da educação básica e da Educação Profissional e Tecnológica para atuarem como mentores, no auxílio aos estudantes em relação às escolhas de sua formação profissional e para o desenvolvimento de suas carreiras.  Estão sendo ofertadas 1.200 vagas, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

As inscrições deverão ser realizadas no período de 21 de março a 5 de abril. O curso terá duração de 240 horas e será ofertado na modalidade a distância. O projeto surgiu a partir de cursos on-line de Mentoria, já ofertados pelo MEC, via plataforma Avamec, para que os profissionais da educação possam auxiliar os jovens brasileiros a conhecerem as possibilidades de uma formação técnica, as dimensões do trabalho e das profissões, explorando seus gostos e interesses.

Ao final da pós-graduação, os concluintes estarão preparados para orientar os estudantes sobre as inúmeras possibilidades para a construção de seus itinerários formativos, de acordo com a proposta do Novo Ensino Médio, especialmente em relação ao Itinerário da Formação Técnica e Profissional, incorporando saberes acerca do trabalho, da técnica e da profissionalização para a formação de jovens. Além disso, poderão identificar e desenhar ações de orientação vocacional, no contexto educacional.

Para acessar o edital, clique aqui.

Para se inscrever clique aqui.