A Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara Municipal um projeto de lei que garante a prorrogação do prazo de validade de dois concursos públicos para profissionais da Educação até o dia 31 de dezembro de 2021. Os concursos foram realizados em 2015 e ambos teriam sua vigência final expirada em outubro deste ano. Ao garantir a extensão de sua validade, a Prefeitura beneficia os candidatos aprovados nestas seleções que ainda terão chance de serem convocados. Ao mesmo tempo, garantirá mais agilidade ao processo de ocupação das vagas nos quadros da Secretaria Municipal de Educação.
No concurso de professores de Educação Infantil (PEI) foram aprovados 28.705 candidatos, e cerca de 5.800, convocados. Outro processo selecionou candidatos para vagas de diretores e supervisores escolares. Entre os diretores, foram 5.999 candidatos aprovados, e 1.086 convocados. Já para o cargo de supervisor escolar, 1.224 participantes foram aprovados e 370 convocados.
O secretário Fernando Padula lembrou que este dispositivo legal que permite a prorrogação da vigência dos concursos é importante para aproveitar os trâmites já realizados, com o benefício da economia de não ter de realizar um novo concurso. “Também vamos privilegiar os candidatos aprovados que ainda podem ser convocados. Fizemos neste ano 4.370 convocações para diferentes cargos na Educação.”
Mais vagas para professores
O projeto de lei ainda prevê a criação de 1.068 cargos de professor de educação infantil (PEI) para atuarem em CEIs e CEMEIS da rede municipal de ensino que atendem bebês e crianças de 0 a 5 anos. Os profissionais terão uma jornada básica de 30h semanais, com remuneração inicial de R$ 3.172,66, e R$ 3.832,68 para os que possuem formação superior.
Mas que para o próximo ano não nos falte um concurso para o fundamental I.
Salário inicial equivale à aposentadoria da rede estadual após 30 anos de trabalho.