O CPP marcou presença na 30ª edição do Congresso de Educação realizado no Sinpeen (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), com o tema “Os impactos da 4ª revolução industrial na educação”. A finalidade foi debater os efeitos da indústria 4.0 e como o uso das novas tecnologias, da internet das coisas, da inteligência artificial e da robótica estão transformando a forma como as pessoas vivem, trabalho e também como se relacionam.
Comandado por Claudio Fonseca, presidente do Sinpeen e vereador, o evento ocorreu de 22 a 25 de outubro, no Palácio de Convenções do Anhembi, com foco na revolução digital que produziu enorme mudança de paradigma na sociedade e a necessidade de discutir os efeitos no cotidiano escolar.
No dia 22, o CPP compôs a mesa solene. A professora Loretana Paolieri Pancera, primeira vice-presidente, disse estar orgulhosa de participar de um congresso que está preocupado com o desenvolvimento de um trabalho de ensino e aprendizagem de forma segura e diferenciada.
“As tecnologias digitais mudaram a forma de aprender, mas o grande impacto na educação se faz por meio dos professores, pois a tecnologia na sala de aula é só equipamento, precisa do educador engajado”, disse. Ela ainda enalteceu o trabalho democrático do Sinpeen na luta por educação de qualidade e por melhores condições de trabalho para os profissionais.
Durante os quatro dias do evento, cerca de quatro mil docentes participaram e trouxeram para discussão a revolução tecnológica, inclusão escolar, crianças on-line, gestão escolar participativa, neurociências, ética e as redes sociais, ensino a distância, inteligência artificial, espectro autista, terceirização, música e dança, robótica, contação de histórias, escola e violência e condições de trabalho.