Pesquisa realizada com base no questionário da última edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) reforça a importância da figura do professor na formação das crianças. Para 94% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental, ciclo que teve melhor desempenho na avaliação das escolas da rede, o professor é o principal incentivador dos estudos. Entre esse mesmo grupo, 96% dos estudantes disseram gostar de ir à escola e do encontro diário com o professor na sala de aula. Para eles, frequentar a escola é uma atividade prazerosa, não só pela interação com os colegas e a descoberta de novos saberes, mas também pelo convívio com os educadores.

 

Apesar de todos os problemas que ainda maculam a educação brasileira, é forçoso reconhecer que os professores são responsáveis pela menor parcela das mazelas que afligem o sistema, a despeito dos baixos salários e das precárias condições de trabalho. Pelo contrário. Há muito tempo, o papel e a atuação do professor na sala de aula não são os mesmos do passado. Se, antigamente, o mestre detinha todo o saber, hoje, felizmente, observa-se um cenário em que há efetiva relação de troca de conhecimento entre as partes. Sem se colocar no pedestal da superioridade, o professor moderno é aquele que estimula o aluno a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade a partir de suas opiniões próprias.

 

A relação professor/aluno deve ser cultivada a cada dia, de forma que os dois cresçam. Para que isto ocorra o professor deve, em primeiro lugar, gostar e acreditar naquilo que faz. Através de seus atos e ações ele servirá de modelo e fonte de inspiração. Se ele ensina a refletir, ele deve também refletir; se ensina a respeitar o próximo, deve respeitar seus alunos e assim por diante. A aprendizagem não ocorre somente em sala de aula. Assim, o aluno irá desenvolver um espírito pesquisador e interessado em aprender, tornando-se um ser questionador e crítico da realidade que o circunda. Nesse ambiente, o professor exerce o fundamental papel de ser o elo de conexão entre esses dois mundos.

 

Para completar esse quadro positivo, vale ressaltar a notícia que a Secretaria de Educação acaba de convocar mais 5.645 mil agentes de organização escolar para trabalhar na rede estadual. Os profissionais foram aprovados no concurso realizado em 2012 e agora devem comparecer à diretoria regional de ensino em que estão inscritos. Só na capital e região metropolitana são 2.193 inspetores convocados para o trabalho. A ampliação do quadro de inspetores é peça importante na engrenagem que pode levar a uma qualificação do ensino na rede pública, na medida em que eles são as figuras que garantem a rotina nas escolas, tão conflagradas pela violência nestes últimos tempos.

Editorial jornal Diário de São Paulo, desta quarta-feira (15/10).

Secom/CPP