Evento manteve a tradição anual do CPP de prestar homenagens a professores da cidade no Mês do Professor em reconhecimento ao importante trabalho realizado
A edição 2017 do “Prêmio Professor do Ano” foi realizada pelo CPP-Limeira na noite desta terça-feira (24) no Plenário da Câmara Municipal de Limeira. A homenagem é uma consideração de honra a docentes das redes estadual, municipal e particular de Limeira e visa valorizar o importante ofício desempenhado por estes profissionais na sociedade. O projeto tem origem no prêmio que é organizado pela Sede Central do CPP, que fica em São Paulo (capital). Entretanto, aqui são homenageados docentes que trabalham em Limeira, enquanto a Sede reconhece e destaca a atuação de profissionais indicados de todo o estado.
A mesa de honra dos trabalhos do prêmio na cerimônia foi formada por: Dora Arcaro (diretora geral do CPP-Limeira); André Luiz De Francesco (secretário municipal da Educação); Wagner Barbosa (vereador presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara) e Alexandre Vieira (representante da Diretoria de Ensino Região de Limeira). Dora Arcaro cumprimentou os presentes e ressaltou a importância das batalhas vividas na profissão. “Queridos professores, continuem lutando, pois tenho certeza que vai chegar uma hora que seremos todos devidamente reconhecidos”, declarou Dora.
Indicados
Coube a cada escola indicar um educador à homenagem após atividade de escolha interna em que o CPP em nada interferiu. Era dever da unidade propor um candidato, fosse por meio de eleição realizada com alunos, comunidade escolar ou qualquer outro meio que notasse assim conveniente e, em seguida, efetivar a inscrição junto ao Pedagógico do CPP. Cada docente indicado recebeu, à frente do Plenário, um certificado de honra ao mérito, foram eles: Rosangela Aparecida da Silva da Escola Estadual Prof. Lázaro Duarte do Páteo; Adilma Rita Albertini de Godoy da Escola Estadual Luigino Burigotto; Marcela Marrafon de Oliveira do Colégio São José; Hélio Augusto Gomes de Oliveira da EMEIEF Limeira; Sandra Cristina Gonçalvez da EMEIEF Pastor Ismael Pereira Lago; Márcia Helena Soares Gui da EMEIEF Prada e Dryelli Meneghin do Centro Infantil Fábio Franco.
Professores do Ano em 2017
Nos momentos finais da cerimônia foram conhecidos os três premiados, cada um em sua respectiva rede, com o título de Professor do Ano de 2017 na cidade de Limeira. Pelo Município a ganhadora foi Márcia Helena Soares Gui. “É muito gratificante sermos reconhecidos. A vontade de realizarmos um bom trabalho e quando somos premiados é uma satisfação muito grande”, afirmou Márcia.
Pelo Estado recebeu o título a docente Rosangela Aparecida da Silva. “Estou muito emocionada. No ano passado tive um problema de saúde muito sério e o médico estava determinado a me aposentar por invalidez, isso doeu muito. Mas hoje cheguei, me recuperei e estou aqui”, disse Rosangela.
Pela rede particular a premiada foi Marcela Marrafon de Oliveira. “Agradeço aos meus alunos, colegas de equipe e direção desta instituição que, neste ano de 2017, completa dez anos de atuação. É um tempo de muito ensino, mas também de aprendizagem. O professor que tanto ensina, também aprende muito”, discursou Marcela.
Durante a cerimônia foi exibido um vídeo, preparado pelo Departamento Pedagógico do CPP em parceria com o Departamento de Comunicação e Imprensa, que mostrou as fotos e um pouco do trabalho realizado por todos os indicados. Apresentações musicais realizadas por Gilberto Santos e pelo tecladista Raony Fagner ajudaram a compor a homenagem preparada aos educadores. Dentre as músicas, Gilberto Santos interpretou “O Professor”, de Tânia Maya.
Publicamente o CPP-Limeira é grato pelas presenças do secretário de Cultura de Limeira, José Farid Zaine, do vereador Claudemir Vieira (Mir do Lanche), que integra a Comissão de Educação e Cultura da Câmara, da vereadora Érika Tank e de Ronald Gonçales pela apresentação cerimonial.
A atividade de se eleger e homenagear professores vai ao encontro do art. 82 do Estatuto Social da associação que prega o apego às mais diversas virtudes do magistério, assim como também honra e mérito social, moral e cívico. Outra característica interessante do projeto é que somente o CPP, seja a Sede Central ou suas unidades regionais, é que podem oferecer este prêmio com o nome “Professor do Ano”, já que o título é exclusivo da entidade e possui registro.