Festa junina em sala de aula ou ensino remoto

Mesmo com adversidades há muitas crianças com saudades das Festas Juninas com alunos e professores juntos, muita pipoca, paçoca, bolo de milho, pé-de-moleque, pamonha e todas as delícias juninas que elas têm direito. Todas de olho na roupa xadrez e nos vestidos coloridos para entrar no clima desta tradicional festança.

É o segundo ano consecutivo que, devido à imposição do isolamento social e cuidados sanitários, as Festas Juninas precisam ser adaptadas. E se tem alguém com muita habilidade em reinventar são os professores, na linha de frente para levarem alegria numa animada festa para dentro da escola ou com atividades on-line, por meio do ensino remoto.

Para dar um apoio ao professor na hora de surpreender os alunos com uma animada Festa Junina, o Centro do Professorado Paulista trouxe as sugestões do escritor, professor e palestrante Rogério Athayde.

Para crianças do Ensino Infantil, de Ensino Fundamental, Ensino Fundamental ou Ensino Médio:

Pensando em aulas remotas e nas crianças pequenas

Será interessante o professor chegar em sala de aula com uma caixa de papelão, com um saco, com alguns objetos dentro. Podemos chamá-la de caixa surpresa ou de mistério. Nessa caixa o professor traz roupas, chapéu, pipoca, um bolo de milho, talvez alguma foto de uma sanfona ou um instrumento musical, se tiver em casa, um chapeuzinho caipira. O professor perguntaria às crianças: “vocês sabem que objetos são esses? Sabem o que eles têm a ver? Por que estão juntos?”

Então, a partir das respostas das crianças, o professor pode introduzir o assunto e perguntar sobre as festas juninas, se eles sabem o que são as festas juninas, se já participaram dessas festas, se já experimentaram as comidas, se conhecem alguma brincadeira de festa junina, alguma dança ou música… Então, começar a desenvolver trabalhos a partir daí. Essa seria uma proposta inicial.

Interessante, também, pensar em pedir para as crianças que possam participar cantando, levando para esse momento alguma música que soubessem.

O professor pode colocar dentro desse saco ou dessa caixa, também, algum livro associado à festa junina. Por exemplo, o livro “Bandeira de São João” do Ronaldo Correia de Brito e Assis Lima; “Fogo no Céu”, que é um livro para os menores, da Mary e do Eliardo França; e a série de três livros “Como é bom Festa Junina”, que é um livro e um CD do Ivã Ramon do Amaral Avi, – três livros com muita informação e com as músicas típicas da festa junina cantadas. Então, conforme a intenção e a disponibilidade, o professor pode trazer um livro, contar uma história e falar dessa experiência.

O professor pode pedir aos alunos que busquem com os pais, com os avós, com os familiares, notícias sobre as festas juninas que eles participaram, se gostam, como foi pra eles participarem quando eram pequenos, saber se os pais tem alguma roupa dessas em casa, se poderiam até fazer alguma roupa, colocar algum retalho ou um tecido de chita para participarem da aula seguinte. Quem sabe fazer uma pesquisa das músicas mais conhecidas: “Cai Cai Balão”, “Balão vai subindo”, “Capelinha de Melão”, que são músicas bem conhecidas que podem ajudar bastante a dinâmica da sala de aula.

Outra atividade que também pode ser feita é sugerir aos alunos que façam bandeirinhas, cortem bandeirinhas com revistas, com jornais, com papel colorido, talvez bandeirinhas também cortadas em tecido de chita, que é também colorido, tão bonito e tão típico das festas juninas e das festas de interior do Brasil.

Atividades para alunos do Fundamental 2 – Ensino Médio

Para a segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, a abordagem é diferente. Imagino que o professor possa pedir aos alunos que façam pesquisas sobre festa junina. Muitos vídeos na internet de festa junina, que podem ajudar a fazer um levantamento das músicas, comidas, bebidas, danças típicas, brincadeiras típicas da festa junina. Alguma pesquisa que fale dos santos da Igreja Católica associados à festa junina, Santo Antônio, São Pedro e São João, e puderem  relacionar com as antigas festas pagãs e como foi admitido e adaptado para hoje em dia.

Outra sugestão: abordar uma pesquisa que possa se falar dos grandes nomes da Música Popular Brasileira, que são fortemente associados e identificados a essa época do ano. Sem dúvida, uma pesquisa sobre o Luiz Gonzaga, mas, além dele, outros grandes músicos e intérpretes do Brasil: Dominguinhos, Elba Ramalho, Vital Farias, Gilberto Gil. Então, trazer as músicas cantadas por eles e falar um pouco da experiência sociocultural das festas juninas.

Rogério Athayde é escritor, professor autor de história do Sistema de Ensino pH e palestrante de temas referentes à África, religião afrodescendente, preconceito racial, mitologia e intolerância religiosa. Athayde é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) do Museu Nacional, mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e graduado em História, todos pela UFRJ.