Em parceria com o Ministério da Educação, a prefeitura de São Paulo apresentou, nesta terça-feira, 11, um programa para formação a distância de professores do município, batizado de Universidade Aberta do Brasil. Ao todo, serão oferecidas mais de 5.000 vagas em 2014, entre cursos de especialização, aperfeiçoamento e licenciatura. 

 

Os cursos buscam melhorar as atividades práticas de professores e diretores. Confira a lista com as vagas disponíveis. Os cursos de especialização em Gestão Pública e Gestão Pública Municipal, ambos ofertados pela Unifesp, são voltados a profissionais com formação superior em qualquer área e já estão com inscrições abertas (até 28/02).

 

Polos de apoio presencial

 

Ainda nesta terça-feira, na Praça das Artes, a Prefeitura de São Paulo apresentou os primeiros 18 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que fazem parte do programa de educação semipresencial do governo federal na capital paulista. 

 

A iniciativa é um dos pilares para o Mais Educação São Paulo e tem o objetivo de melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores da rede municipal de ensino. As aulas devem começar em março.

 

A UAB é um sistema supervisionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior, por meio de metodologia de educação a distância, para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária.

 

Os apoios presenciais ocorrerão em Centros de Educação Unificada (CEUs). Ao todo, estão previstos 32 polos, que deverão ser entregues ao programa ainda neste semestre. 

 

SECOM/CPP