O Projeto de Lei 6/20 veda aos sistemas de educação organizar o ensino fundamental em ciclos. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), que hoje permite essa possibilidade.
Autora da proposta, a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) explica que no Brasil o ensino fundamental possui duas formas básicas de ensino: por séries ou por ciclos.
“O ensino por série pressupõe que cada aluno com desempenho insatisfatório seja reprovado ao final do ano letivo, ao passo que os que apresentem desempenho satisfatório devem progredir para a próxima série”, diz. “Já o ensino por ciclo tem outra perspectiva: os estudantes devem obter as habilidades e competências em um ciclo que, em geral, é mais longo do que um ano ou uma série”, completa.
“Como, dentro de um ciclo, normalmente, não está prevista a repetência, mas sim a recuperação dos conteúdos por meio de aulas de reforço, usa-se o termo progressão continuada”, acrescenta. Para ela, essa é “uma tentativa de camuflar o fracasso escolar e as altas taxas de reprovação”.
TRAMITAÇÃO
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Câmara dos Deputados
Já passou do limites essa história de progressão continuada. Vivemos hoje em sistema de “educação” extremamente falho com muitos alunos com dificuldades básicas em anos mais avançados, em sua grande maioria não se esforçam pois sabem que vão avançar para o próximo ano,sem qualquer tipo de compromisso e interesse por parte dos alunos e de seus pais, fica cada vez mais difícil suprir tal necessidade que só cresce…
Se veda a progressão, consequentemente haverá maior índice de reprovaçao pois, um aluno por exemplo do 6°ano que ao final do ano letivo ficou em recuperaçao em geografia , arte e ingles,será reprovado, ou seja, vai repetir todas as disciplinas cursafas com exito, por que nao lhes será mais dada a oportunidade de ir para a serie seguinte e fazer as provas de progressao dais quais ele nao obteve êxito no ano anterior.
Minha opiniao como educadora,isso sim é regredir é reprimir o direito do educando progredir e ter sucesso.
Estou torcendo para isso.como professora me sinto muito feliz com essa notícia.alunos fazem de gato e sapato porque sabe que não vai repetir é ainda da risada da nossa cara
Parabéns Deputada Carla Zambelli,até que enfim o primeiro passo para acabar com essa progressão continuada que acabou com a educação.
Eu, como educadora e servidora de escola pública, sonho com o dia em que nossa educação voltará a ter qualidade, sem a única preocupação com índices escolares de aprovação. Hoje formamos alunos incapazes, analfabetos ou semi analfabetos, incapazes de pensamentos construtivos, pois os mesmos não precisam mais aprender para serem aprovados pelo ciclo. Absurdamente massacrante em conhecimentos básicos e reais. Totalmente coersitivo para serem massas manipuladas, sem opiniões próprias.
Carla Zambeli quer atrasar educação no país, se.existe recuperação é porque não avalia somente o quisito didático e sim o desenvolvido cognitivo do aluno, cada criança tem seu tempo de aprendizagem, não significa que não aprendeu nada….respeite!!
Sou professora, concordo com o projeto da deputada em organizar o ensino fundamental por série. Pois, o termo camuflar veio a calhar muito bem para o ensino fundamental ciclado.
Seja qual for o caminho escolhido para a escola básica, este caminho deve ter uma base científica e não apenas achismos que não contribuem para a necessária formação do cidadão brasileiro. A decisão final deve caber a um grupo de educadores e pesquisadores que conhecem a fundo a questão.
Sou favorável que volte a seriação porque do jeito que está os alunos chegam só quinto ano sem saber lér o interpretar. Isto e compreender o que foi lido.
Tudo que o governo quer é legalizar os analfabetos funcionais e dizer que não tem mais reprovação de alunos no Brasil. É vantajoso para eles.
Concordo plenamente com a ideia da deputada Carla Zambelli. Sou professora há 32 anos e sinto na pele o que significou esse ensino por ciclo. A situação (não reprovação) deu margem a despreocupação da reprovação para muitos pais e alunos . Muitos pais ainda dizem se ele não aprender esse ano , aprenderá ano que vem. Acontece que cada ano do ciclo tem seus conhecimentos específicos a serem alcançados e eles vão ampliando e são necessários aprendizagens anteriores para o sucesso na aprendizagem.
Excelente proposta, realmente a progressão continuada é um fracasso.
Amei. Estou plenamente de acordo. Acabar com a palhaçada o PSDB.
Como sempre nada se faz para melhorar e sim para complicar a vida de nossos estudantes como sempre e dos professores que não podem avaliar seus alunos.
Otimo
Concordo plenamente. Essa não reprovação só levou a educação brasileira a se afundar mais e mais, hoje até os próprios pais quando convocados para falarem do desempenho dos seus filhos são os primeiros a dizerem: eles não serão reprovados mesmo. Antes a abolida expressão ‘tomar bomba, assustava um pouco, não só os alunos, mas os pais também. Havia um pouco mais de interesse.
Nem conheço a deputada Carla mais já fiquei fã número um. É simplesmente inadmissível que as crianças continuem sendo empurradas e “ridiculamente retidas”. As crianças perdem inúmeros conteúdos, na maior parte das vezes chegam ao 6° ano sem saber as operações básicas e também sem sequer saber interpretar um texto.
Até que fim, uma deputada realmente preocupada a educação!!
Argumentos puramente políticos! Sem base em um estudo científico sólido.
O objetivo da educação é formar seres humanos e não uma mera análise de desempenho onde o critério é sucesso ou fracasso, em detrimento da formação de um ser humano.
Argumentos cheios de falácias políticas que nos remetem ao mesmo e velho sistema educacional arcaico onde não é permitido retardar ou avançar sem estar atrelado ao cabresto das leis e diretivas pseudo educacionais.
É uma imbecil que certamente não entende pn de educação
O ciclo é camuflagem de aprendizado para gerar cidadão incompetente de conhecimentos e habilidades,mas com diploma.
Espero que mude….essa camuflagem do sistema que obriga nos professores a passar alunos sem condições de avança para série seguinte. Um fracasso do sistema e da sociedade.
Ela esta certa quando diz que o ciclo é um meio de camuflar o fracasso escolar.
Na minha opinião essa deputada do PSL não explica bem o que realmente pretende com esse projeto. Aparentemente é algo inócuo, e não apresenta nada que se possa tirar de importante disso.
E um absurdo…a criança que não repente o ano por não atingir a proposta colocada ,vai para recuperação ou reprovação.
As crianças que é promovida,para série seguinte,sem saber,o conteúdo proposto ,desistimula o colega,fala das crianças,para que eu vou fazer isso? Se o colega nunca faz e sempre passa de ano…A educação pede socorro.…Já ouvi dizer que a criança não e reprovada , porque e muita burocracia então ela passa com o conceito da direção,mesmo a professora reprovando a criança!
Perfeito!
É um grande passo para a melhoria sa educação brasileira. Trabalhei em escola ciclada e é horrível!! Os alunos não estão nem aí para as aulas e explicações porque sabem que não reprovam.
Perfeito!
É um grande passo para a melhoria da educação brasileira. Trabalhei em escola ciclada e é horrível!! Os alunos não estão nem aí para as aulas e explicações porque sabem que não reprovam.
Para reprovar um aluno é preciso saber se ele tem alguma deficiência ou transtorno, porque caso isso ocorra, de nada adianta a reprovação, o aluno precisará ser acompanhado por especialista , pois só o professor não dá conta de algumas deficiências ou transtornos. Resumindo não há eficiência na reprovação. Outro ponto é saber se não houve trocas significativa de professor durante o ano. É preciso que se saiba que tudo é um conjunto e não adianta só o aluno ser ” castigado” por uma causa que não depende só dele. É preciso refletir sobre vários pontos, e não só resultado de avaliações, entende?
Infelizmente a proposta de ciclo e boa. O que não temos são escolas que possam atender as necessidades das crianças para que alcancem essa progressão continuada e que é garantida apenas em documentos para fins burocráticos.
Acredito que isso será a melhor coisa a se fazer. O Ciclo de Formação Humana na teoria é maravilhoso.Na prática vemos alunos chegando ao nono ano sem saber ler e escrever. O problema vai passando de um ano para o outro.Sabem que não reprovam e não fazem nada.Nos professores ficamos de mãos atadas, pois por mais que queremos que tenham o mínimo de conhecimento os alunos não querem porque sabem que independente de fazer ou não as atividades passam. E ainda debocham dos professores. Se esse projeto passar e espero que passe vai nos ajudar muito.
Sou a favor da mudança ,sou professora e detesto essa historia de ciclos.Muitos alunos chegam ao final de um ciclo sem saber nada.É bem mascarado a coisa mesmo o aluno sabendo ou não vai para o próximo ciclo.
Espero que essa Lei venha para corrigir esse erro que esta sendo o Ciclo de Formação Humana que de formação não tem nada. Parabéns deputada! Quem sabe com a volta do seriado e com as reprovações, pais, responsáveis e estudantes vejam que escola é lugar de estudar e não depósito de seres humanos. Estudou, dedicou -se passou. De outro modo não. Sou professora e muitas foram vezes que me senti frustrada com esse modelo educacional (o Ciclo)
Excelente! Este modelo se Ensino Ciclado é ótimo para países onde a família participe da educação dos filhos! Num país como o nosso com famílias ausentes da educação, que só adentram a escola no final do ano, enviam seus filhos oiê obrigação como se o ambiente escolar fosse depósito de crianças, tem que mudar mesmo! Parabéns a autora. A classe dos professores, sofredores, agradece.
Vamos voltar ao q éramos antes.Pronto e acabou .Trabalho 20 anos alfabetizando,não tenho partido político, mas vou ser sincera.O governo PT acabou c o ciclo básico de ensino, eles não queriam seres inteligentes não?!!!Essa reforma de ciclo é uma piada p nós educadores q estamos vendo q nossos alunos não venceram as capacidades e habilidades dos conteúdos. E vão e empalunos mesmos p a próxima fase,queimando etapas.Ao invés de rete-los.Vergonha.Nisso os alunos se sentem desestimulados,as escolas públicas superlotadas, os professores desvalorizados e o sistema falido.
Até que enfim alguém abre essa discussão, o ensino vem se deteriorando a cada ano e parece que ninguém quer ver. Essa mudança se acontecer, na minha opinião, é a única maneira de recuperar o ensino .
Parabéns deputada finalmente alguém pra fazer algo pela educação q se tornou um fracasso depois dessa alfabetização em ciclos…???
Bom dia! Sempre fui contra a essa modalidade de ciclo, pois nós enquanto professores temos que avançar os alunos mesmo que eles não estejam preparados, acho um absurdo um aluno deixar de frequentar ou faltar muito e mesmo assim ser promovido só por causa desse bendito ciclo.
Parabéns é estou na torcida da aprovação
Muito boa iniciativa!!! É um começo da soluça!!!
Perfeito. Parabéns à Deputada. Sou professora na região metropolitana de Curitiba, que é por série e na capital utiliza-se o Ciclo. Qdo recebemos alunos de Curitiba ou de outra cidade cujo ensino é por ciclos, percebemos o abismo entre os alunos. É preciso acabar com esse ensino e padronizar no Brasil todo, inclusive a retenção no 1o ano tbem deveria acontecer.
Até que enfim essa deputada pensou em algo concreto.
Que ótimo projeto, vamos votar favorável Senhores uma vez que o índice de analfabetismo irá diminuir e o aluno passa a ter mais respeito pelo educador, estamos simplesmente fechando os olhos e aumentando analfabetismo e colocando no mercado de trabalho alunos despreparados, porque o pensamento deles e dos pais é que não há repetência e com isso aumenta o índice de” analfabetos ocupacionais”.
Avante Brasil! Vamos mudar nossa história na Educação.
Graças a Deus.
Obrigado deputada, que Deus te abençoe.
Vamos recuperar e direcionar o ensino a uma trajetória realmente progressiva.
Avante Brasil.
Nossa, será que alguém acordou para este tema. Está palhaçada q fingem q está tudo ok, mas os alunos estão passando sem saber nada. E aí do prof que não seguir este sistema. Tem que dizer que está ótimo, si não v a gente não consegue nada nas escolas .
A aplicação do ciclo no ensino fundamental é um sinal de que a educação não vai bem, porém a solução não é a volta ao sistema que retêm o aluno todos os anos escolares. É preciso valorizar o profissional da educação e a escola como instituição de ensino. Caso contrário é como fazer um quartel militar sem muros com soldados descalços sem qualquer armamento.
Espero que esta proposta seja analisada e vetada. O sistema de ciclos ja mostrou que não funciona. Nos anos iniciais do ensino fundamental, que é a base da educação, onde inicia-se a alfabetização, os nossos alunos, estão sendo “empurrados” para o ano seguinte sem adquirir as habilidades e competências necessárias, exigidas pelo sistema educacional . Vejo tudo isso acontecendo dentro das escolas públicas, diariamente. Trabalho com alunos do ensino fundamental II, sexto ao nono ano, onde presenciamos o despreparo dos mesmo quando chegam sem saber ler, interpretar, escrever corretamente, desestimulados, não demontram nenhum interesse em obter as habilidades e competências necessárias ao ano escolar que estão cursando. O sistema de ciclos contribui para que o aluno fique cada vez mais preguiçoso, sem compromisso, e no ano subsequente ele não recupera o que não aprendeu, seguindo sem saber nada, e consequentemente saindo da escola como um analfabeto funcional. Alguém precisa pensar sobre isso. Estamos nas escolas recebendo propostas Educacionais prontas que não resolvem as necessidades dos nossos alunos carentes. Não podemos reprovar alunos que não adquiriram as habilidades necessárias e são mandados para o ano seguinte, e assim criamos uma enorme bola de neve. Pensem, analisam com calma e prudência todas as proposta educacionais que surgirem. Estamos trabalhando num sistema Educacional totalmente defasado.
Na verdade a educação no Brasil nunca foi prioridade. Não é agora com esse projeto que vai dar certo.
Aliás, a educação infantil ou fundamental I tem qualidade, ela começa se perder no fundamental II pra frente.
Onde estão os investimentos na educação e nos professores? Entra e sai governos, e inventam um monte de mudanças mas é só pra inglês ver
Esse é um projeto mais que necessário. É uma tentativa mesmo que tardia de melhorAr os índices da educação brasileira depois de tantos anos de fracasso camuflado.
Quem encaminha um projeto com esse absurdo não conhece nada sobre o processo ensino-aprendizagem. Mais uma afronta a LDB e autonomia dos sistemas de ensino.
Sou contra. Acho o sistema de ciclos muito mais adequado para o ensino atual do Brasil.
Concordo plenamente. Com esse sistema em vigor alunos e pais se acomodaram, não responsabilizando se e participando efetivamente na busca de melhores resultados, transferindo TD para a escola e governo.
Retrocesso. É a volta da escola excludente.
Saber ler é fundamental!
TÍTULO IV
Da Organização da Educação Nacional
Art. 10. Os Estados incumbir-se-ão de
III – elaborar e executar políticas e planos educacionais, em consonância com as diretrizes e planos nacionais de educação, integrando e coordenando as suas ações e as dos seus Municípios;
V – baixar normas complementares para o seu sistema de ensino;
Art. 23. A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
§ 1º A escola poderá reclassificar os alunos, inclusive quando se tratar de transferências entre estabelecimentos situados no País e no exterior, tendo como base as normas curriculares gerais.
Art. 24. A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:
I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;
I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver;
II – a classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
a) por promoção, para alunos que cursaram, com aproveitamento, a série ou fase anterior, na própria escola;
b) por transferência, para candidatos procedentes de outras escolas;
c) independentemente de escolarização anterior, mediante avaliação feita pela escola, que defina o grau de desenvolvimento e experiência do candidato e permita sua inscrição na série ou etapa adequada, conforme regulamentação do respectivo sistema de ensino;
III – nos estabelecimentos que adotam a progressão regular por série, o regimento escolar pode admitir formas de progressão parcial, desde que preservada a seqüência do currículo, observadas as normas do respectivo sistema de ensino;
IV – poderão organizar-se classes, ou turmas, com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, para o ensino de línguas estrangeiras, artes, ou outros componentes curriculares;
Seção IV
Do Ensino Médio
Art. 36. O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber:
Essa história de educação em Ciclos é verdadeira enganação, é um absurdo o que impõe a população pobre desse país.
Não vi nenhum comentário falando que o professor não foi, ou é, qualificado para ministrar o ensino por competências. E aí tocam a pregar a velha escola excludente. Aaafff