Avaliação da Rede Municipal que permite acompanhar a evolução do ensino volta a ser aplicada depois de 4 anos

Depois de quatro anos, a Prova São Paulo volta a ser realizada na capital paulista. A mais importante avaliação do sistema de ensino paulistano será aplicada a partir de amanhã (18) até 20 de outubro para cerca de 230 mil alunos do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede municipal. Também amanhã estreia a Provinha São Paulo, com foco na alfabetização, voltada para alunos do 2º ano.
 

O objetivo da Prova São Paulo é acompanhar a evolução do ensino na rede municipal ano a ano, além de ser uma ferramenta fundamental para o planejamento e correção de rumos pedagógicos. Serão realizadas provas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências da Natureza, além de redação. As provas também têm tradução em Braile e Libras.
 

“O novo sistema de avaliações foi pensado para permitir o acompanhamento permanente das ações pedagógicas e aprimorar as políticas públicas educacionais mais amplas”, diz o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider.

Para os cerca de 50 mil alunos do 2º ano, nos dias 18 e 19 de outubro, será aplicada a inédita Provinha São Paulo, que vai avaliar a alfabetização em Linguagem e Matemática. Serão aferidas a leitura e a escrita em 20 questões fechadas e 5 abertas. Com os resultados da prova será possível verificar a alfabetização no 2º ano e acertar caminhos pedagógicos para que as crianças da rede municipal estejam alfabetizadas até os sete anos.

A Prova São Paulo ocorrerá para as turmas do período matutino, às 8h. As turmas do período vespertino farão a prova às 14h30. No dia 18 a avaliação será de Língua Portuguesa e Produção de Textos. No segundo dia (19) os estudantes responderão questões sobre Matemática. No último (20), será abordada Ciências Naturais. Os alunos devem ir à escola normalmente, como em um dia de estudos regular.

Fonte: SME