O mês de setembro tornou-se um alerta sobre os altos índices de suicídios e o que se pode fazer para prevenir a segunda causa de mortalidade entre pessoas entre 15 a 29 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano, 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo. Nesse sentido, o austríaco Viktor Emil Frankl, médico psiquiatra e professor da Universidade de Viena, autor da Logoterapia e Análise Experimental, organizou, em 1927, um trabalho com resultados positivos.

Com base no trabalho de Frankl, o psicólogo Élison Santos, mestre em Psicologia Clínica pela USP, apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as contribuições da Logoterapia e Análise Existencial para a prevenção do suicídio entre jovens. Compilado no livro “O que te mantém vivo?”, a obra será publicada pela Editora Busca Sentido e pelo Laboratório de Saúde Mental Multimétodos (LabSamm) da Universidade de São Paulo.

Voltado para profissionais da área da saúde, educadores e demais estudiosos do tema, a obra apresenta, em um momento de visibilidade do Setembro Amarelo, importantes informações, estudos, dados científicos e instruções práticas de como atuar na prevenção ao suicídio.

“Com rigor científico, com clareza conceitual, com uma metodologia apurada, com informações abundantes (e analisadas), com capacidade qualificada de síntese e uma rica reflexão, o autor nos permite uma visão diferente desse assunto, não focada no porquê uma pessoa se suicida, mas sim, no porquê uma pessoa não o faz”, explica Claudio García Pintos, professor da Universidade Católica da Argentina.

O livro “O que mantém vivo? A Logoterapia na prevenção do suicídio nas escolas e universidades”, será lançado no dia 27 de setembro, às 19h, no Mezzo Bar e Restaurante, na Av. Cassiano Ricardo, 319, Jd. Aquarius, São José dos Campos/SP.

SERVIÇO

Evento: Lançamento de Livro “O que te mantém vivo?”

Data: 27 de setembro, ás 19h

Local: Mezzo Bar e Restaurante, na Av. Cassiano Ricardo, 319 – Jd. Aquarius – São José dos Campos -SP