Fabiana Granado Garcia Sampaio defende na Unesp de Franca a tese de doutorado “Qualidade nas escolas públicas:  um estudo da gestão na implementação das políticas”

A partir da inserção da pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Serviço Social e no ideário de mediação social, a presente tese propôs estudar a primeira etapa da Educação Básica, com foco na gestão para a conquista da aprendizagem dos alunos pela implementação de políticas públicas, na organização e participação de estratégias e no comprometimento dos sujeitos para alcançar a qualidade nas escolas da Rede Municipal de Franca-SP.

Foi essencial garantir o entendimento do processo histórico da educação, tendo como recorte temporal o período após 1930, época na qual se iniciou o movimento pela busca de qualidade na educação, por etapas sucessivas até os desdobramentos da Constituição Cidadã de 1988.

A pesquisa empírica se concentrou nos resultados do IDEB de 2013 do município, para a seleção da amostra dos sujeitos. O objetivo desta pesquisa não se constituiu em aprofundar conhecimentos sobre avaliação, mas usar o principal indicador educacional como ferramenta de escolha para a seleção de algumas escolas municipais, no universo de 26 escolas que realizam a Prova Brasil.

Nesse cenário foram selecionadas quatro instituições escolares, sendo incluídas como sujeitos, duas diretoras de escolas que obtiveram notas mais elevadas no IDEB, e duas que ainda não alcançaram os mesmos resultados, mas que aceitaram as mediações do processo de pesquisa-ação.

Nessa perspectiva, foi necessário conhecer a realidade educacional de Franca, com suas devidas políticas educacionais para posteriormente analisar cada realidade enfrentada pelos sujeitos da pesquisa nas respectivas amostragens das escolas, a fim de extrair as principais ações para melhorias e também os principais empecilhos para a obtenção de ótimos resultados de aprendizagem.

Com o percurso metodológico do estudo se verificou uma dificuldade em conseguir bons referenciais teórico-científicos sobre o assunto, embora o tema seja muito discutido. Assinalar, dessa forma, as categorias empíricas e estratégias com que as escolas estão se organizando para obter resultados dos alunos, é um grande passo para que Franca consiga mudanças permanentes e significativas na educação e também se constitua como fonte de referência para outros municípios que almejam o mesmo foco: a educação de qualidade para a escola pública.