Questionamentos de associados em relação ao piso e ao reajuste salarial justificam iniciativas do CPP
O Centro do Professorado Paulista vem recebendo diversos questionamentos dos associados a respeito do reajuste salarial previsto na Lei Complementar (LC) nº 1.374 e do Abono Complementar concedido pelo Decreto nº 66.623, ambos deste ano de 2022.
A Lei Complementar nº 1.374/22 instituiu planos de carreira e remuneração para os servidores do Quadro do Magistério, reestruturando a Escala de Vencimentos e Proventos e concedendo reajuste a toda a categoria. Diferentemente, o Decreto nº 66.623/22 dispõe sobre a concessão de Abono Complementar, diante da atualização do piso salarial profissional nacional do magistério público.
De início, cabe esclarecer que são situações distintas: o reajuste salarial oriundo da LC nº 1.374/22 foi concedido a todos os servidores do Quadro do Magistério da Secretaria de Estado da Educação e é retroativo a 1º de março do corrente ano. Já o Abono Complementar tem a finalidade exclusiva de atender ao piso salarial nacional do magistério e, portanto, é pago exclusivamente aos docentes que possuem remuneração inferior a R$ 3.845,63, retroativamente a janeiro de 2022, tendo seu valor calculado pela diferença entre sua remuneração e o referido patamar.
Com relação aos aposentados e pensionistas, que recebem seus proventos pela São Paulo Previdência (SPPrev), no último dia 22 de abril foi realizado o pagamento, por meio de folha suplementar, do montante a que teriam direito como reajuste salarial. Com isso, foram identificadas inúmeras reclamações a respeito de supostos equívocos envolvendo o valor efetivamente pago, com servidores recebendo valores completamente distintos de reajuste, havendo inclusive situações nas quais o associado não recebeu seque folha suplementar como os demais.
Por outro lado, o Abono Complementar, sem qualquer anúncio até o momento da provável data de pagamento por parte da SPPrev, não representa o real cumprimento ao piso nacional, obrigatório para a União, estados e municípios – nos termos do que determina a Lei Complementar Federal nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os docentes do magistério público.
No estado de São Paulo, os servidores da Secretaria da Educação, integrantes da classe docente do Quadro do Magistério, percebem valores inferiores ao piso salarial nacional do magistério, observando-se a faixa e nível em que estão enquadrados, já que, segundo entendimento pacífico do Supremo Tribunal Federal (STF), o piso salarial deve representar o montante recebido a título de salário base pelo servidor público, incidindo sobre a totalidade das vantagens efetivamente recebidas, o que não é respeitado ao ser determinado o pagamento do Abono Complementar mencionado.
Desse modo, o CPP, na defesa dos direitos de seus associados, questionou a SPPrev os eventuais erros nos pagamentos realizados por folha suplementar em 22/04/2022, bem como, por meio de seu Departamento Jurídico, está propondo ação coletiva para que o estado de São Paulo dê efetivo cumprimento ao piso salarial profissional nacional do magistério, tanto aos servidores em atividade quanto aos aposentados e pensionistas.
Eu não recebi nada de folha suplementar, aposentei o ano passado como diretora de escola.
Meu reajuste ñ foi o real
Gostaria de saber se como associada do CPP e sendo aposentada pelo regime CLT tenho direito.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Minha dúvida é quanto ao reajuste de 10%.
No dia 22 de abril, recebi folha complementar com os 10%, mas ao mesmo tempo descontaram quase a totalidade do mesmo, do meu bônus piso de 2018.
Isso é correto? Ficaria muito grata se sanassem minha dúvida.
Obrigada.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Sou aposentada e recebi somente 10% da aposentadoria, muito longe do Piso Salarial !
Vi um valor no holerite da folha suplementar e dias após, já nem consegui acessar o holerite.
FINAL DO GOVERNO TUKANO DÓRIA-BOTOX. FIM DE FEIRA! SÓ SOBROU A XEPA E O CAOS!!!
Bom dia! Também não entendi como foi feito esse cálculo pois recebi oitenta e seis reais e cinquenta e oito centavos.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Boa tarde. Espero que o CPP , realmente, aja a nosso favor porque o meu reajuste está totalmente fora do que foi prometido. Estou decepcionada com essas promessas eleitoreiras.
CPP: encaminhado à Presidência. Aguarde retorno por e-mail.
Meu nome é Donizette Soares Marques. A minha pergunta é: O meu salário base não chega nos 3.845,00. Agora no pagamento de maio vou receber o complemento do piso retroativo a janeiro de 2022?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Maria de Fatima Moura
Pra mim não veio nada $
Muito chateada com o reajuste e os descontos que incidiram nele, recebi menos de 10 por cento , e pergunto não acertarao o valor do piso salarial nacional estipulado ?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Meu salario base é de 2 700, aproximadamente, até quando?
Sou aposentada a 3 anos.
Não recebi nada.
Decepcionada.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Minha mãe também recebeu na folha suplementar um crédito e o mesmo valor foi debitado. Gostaria de entender.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
O problema que a SPPREV não cumpre ou não sabem fazer os pagamentos corretamente e quem paga somos nós. Digo isso porque ganhei uma ação “Obrigação de fazer” e até hoje não recebo corretamente, fui pessoalmente na SPPREV onde fiz um processo administrativo e deu indeferido. Recentemente entrei novamente com a mesma advogada e deu causa ganha (PROCEDENTE). Vamos ver agora qual vai ser a saída da SPPREV ou quem está acima dela e não deixa cumprir.
Meu reajuste foi de 7,35, uma vergonha antes não tivesse dado nada,porque não passava tão raiva. Governo sem vergonha, mal caráter!!
Realmente espero que o CPP aja e descubra oq esta acontecendo..pq sou aposentada como Diretora Escolar..contribui por 40 anos e todo mês temos um desconto absurdo..e agora no dia 22/4 não recebi NADAAAAA…Fico no aguardo de uma resposta.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Sou aposentada, está terminando o mês de abril, e ainda não recebi o reajuste aprovado pelo governo. Onde está meu dinheiro?
Associada ao CPP desde o início de minha carreira, gostaria de saber quais providências o CPP está tomando visto que são várias as reclamações iguais as minhas?
CPP: encaminhado à Presidência. Aguarde retorno por e-mail.
É justo se trabalhar 35 anos para este Governo SANGUINÁRIO, e hoje receber R$ 39,00 de reajuste após 7 anos só chupando os dedos?
Boa noite! Por favor, o q li está certo neh!? Respeitando faixas e níveis, então p meu pagamento veio errado pq o abono simplesmente ignora essa questão de faixa e nível,meu pagamento está errado tenho promoções e não vou aceitar esse descaso, sou aposentada, mas trabalhei e estudei muito fiz provas, e agora não vale nada? Quero os meus direitos respeitados. Gostaria de saber o q o Voo está fazendo a esse respeito. Obrigada!
CPP: encaminhado à Presidência. Aguarde retorno por e-mail.
Boa noite! Recebi uma folha complementar e agora a folha normal de pagamento. Mas não entendi os descontos.O que é abono e o que aumento de salário?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Não entendi nada no meu holerith deram e Descontaram porque sou aposentada Diretora de Escola, trabalhei dia e noite pra receber um bom salário mas nada disso vem acontecendo , quero revisão nesses pagamentos…..por favor tirou o que ganhei com Advogado particular Sandoval….
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Boa noite! Recebi holerite normal não sei o que é abono e o que é aumento de salário? Como posso fazer para saber? Aguarde retorno por e-mail.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Sou aposentada com paridade e não recebi folha suplementar, o salário permanece inferior ao piso nacional e não consta o aumento de 10%. Como proceder? Sou associada CPP.
Aguardo. CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.