O primeiro encontro dos Representantes de Escola ocorreu nesta sexta-feira, 20, na Sede Central do CPP. A reunião tratou de diversos assuntos, entre eles Campanha Salarial, ações do departamento jurídico, decretos recém-regulamentados pelo governo que afetam a área educacional e o Plano Estadual de Educação. A pauta do evento teve como norte o lema “Participação e democracia: para que te quero?”, utilizado para estimular a participação da sociedade na construção de políticas públicas.

 

A diretora Maria Claudia Junqueira ressaltou a necessidade da discussão de ideias e estabelecimento de consenso, por meio democrático, para a defesa da escola pública e a valorização da carreira. “O importante é trazer para este fórum o que foi discutido na escola e vice-versa”, pontua.

 

O presidente da entidade, professor José Maria Cancelliero, iniciou as discussões abordando a Campanha Salarial 2015. Ele falou a respeito do interesse de discutir com o governo de SP a equiparação do salário dos profissionais da rede estadual com o salário oferecido pela rede municipal e tratou também dos decretos Nº 61.131/15 e Nº 61.132/15, oficializados pelo governador Geraldo Alckmin, que determinam redução de despesas para órgãos da administração. “Acredito que estamos no caminho certo porque, atualmente, temos oportunidade de discutir esses assuntos com a Secretaria da Educação, com o governo”, avalia Cancelliero.

 

O departamento jurídico, representado pela diretora Selma Aparecida Ferreira Souza, falou da situação das ações jurídicas relacionadas a Bônus 2001 e Precatórios, conforme podem ser conferidas aqui, e extensão da Gratificação de Gestão Educacional. 

 

Em relação ao Plano Estadual de Educação, a primeira vice-presidente professora Loretana Pancera fez um resumo das propostas para o plano, apresentadas pela Comissão de Redação de entidades do magistério. A principal meta sugerida é a valorização dos profissionais da educação. O texto deve ser encaminhado ao membro do Conselho Estadual de Educação, professor João Cardoso Palma Filho, e estará disponível para consulta pública até 25 de maio. Na sequência, até 24 de junho, o documento seguirá para a Assembleia Legislativa do Estado.

 

Na ocasião, os professores representantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre calendário escolar, licença médica, evolução por mérito, desvalorização do magistério, entre outros assuntos. Parte do encontro pode ser conferida no vídeo abaixo.

 

O boletim dos representantes será divulgado em breve.

 

Secom/CPP

[iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/B31FVt_ugto” frameborder=”0″ allowfullscreen ]