Confira pontos essenciais para dar início a esse trabalho no 1º ano do Ensino Fundamental
A Nova Escola dedicou aos professores maneiras efetivas de se conseguir sucesso na alfabetização matemática do ensino fundamental. Acompanhe.
Nas turmas do ciclo de alfabetização há uma grande preocupação em trabalhar a leitura e escrita, pois é necessário dar conta da construção do sistema de escrita. Dessa forma, muitas vezes, o olhar para a Matemática fica em segundo plano. Falo por experiência própria, pois no início da minha jornada como alfabetizadora, fiz isso.
Para te ajudar a fazer diferente, separei pontos que serão importantes para dar início ao processo de alfabetização matemática no 1º ano do Ensino Fundamental. Afinal, é necessário ter uma boa base para que a semente brote e dê frutos.
Por onde começar
Para você, Matemática é estar em constante movimento de trocas, refletindo e agindo sobre os objetos de conhecimento ou é fazer listas de exercícios? Com essa pergunta, antes de entrar no assunto, te convido a pensar na sua concepção de alfabetização matemática e a sua relação com ela. Isto fará toda a diferença ao longo do ano e se refletirá na sua prática. Idealmente, essa reflexão deveria ser coletiva na escola, mas se não for possível, não tem problema.
Começar por sua prática já fará toda a diferença!
Como sabemos, alfabetizar e letrar são processos que estão imbricados. Ter isso bem estabelecido na nossa cabeça é fundamental para planejar as nossas aulas e promover o desenvolvimento integral de todos os alunos.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), define o letramento matemático como um conjunto de “competências e habilidades de raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, de modo a favorecer o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em uma variedade de contextos, utilizando conceitos, procedimentos, fatos e ferramentas matemáticas.”
Mas, e na prática? Para te ajudar preparei uma lista de pontos importantes para dar os primeiros passos nesse trabalho no 1º ano – baseado em minha experiência. Confira:
– Promova um ambiente propício à aprendizagem. Como já abordamos em outras conversas por aqui, precisamos criar um ambiente problematizador que permita a aprendizagem matemática. Isto é, criar um espaço pautado no diálogo, nas trocas e nas interações – com a mediação do professor.
Nesse trabalho é essencial valorizar as falas dos alunos e questionar não somente as respostas inadequadas, mas também as corretas. O importante é estimular a problematização, argumentação e reflexão da Matemática.
Evidente que isto não acontece de uma hora para outra, é resultado de reflexões sobre a prática. Precisamos muitas vezes de um parceiro mais experiente com quem discutir, podendo ser tanto um colega como alguém da equipe gestora. Seja quem for, esteja aberto para este movimento e busque subsídios para torná-lo uma prática diária.
– Organize o espaço físico da sala de aula. Isso envolve a organização das carteiras em grupos e/ou duplas (a depender da proposta) e disponibilizar materiais manipuláveis, de contagem e outros tipos de materiais que contenham informações matemáticas tais como panfletos, propagandas de supermercados, entre outros – confira aqui uma lista com 14 materiais simples que podem estar presentes em sua sala
Não podemos esquecer do calendário, da reta numérica e do quadro de números. Estes não podem estar apenas fixados na parede, mas devem ser utilizados nas atividades.