Documento apresenta experiências de planejamento e execução da proposta na rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançou o Guia de Implementação Novo Currículo do Ensino Médio. O documento apresenta e detalha pontos fundamentais no processo em curso, iniciado na pasta em 2019, com a reformulação do currículo.

O conteúdo traz informações da construção da proposta junto à comunidade escolar, arquitetura de implementação, cronogramas, estruturas dos itinerários formativos, atribuição de aulas, ampliação da carga horária nos períodos diurno e noturno, além de detalhes nos casos de escolas de ensino regular e integral, de 7h e 9h, do Programa Ensino Integral (PEI).

No total, são 10 possibilidades de aprofundamentos nas quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza – e seis opções integradas entre elas oferecidas aos estudantes. Na prática, todas as escolas oferecem, pelo menos, dois aprofundamentos integrados. Além disso, também há a opção do ensino técnico e profissionalizante, via cursos do Novotec.

No total, São 25 opções – quatro delas no Novotec Expresso e 21 no Novotec Integrado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Centro Paula Souza.

A Seduc-SP disponibilizou para todas as escolas o Material de Apoio ao Planejamento e Práticas do Aprofundamento (MAPPA) para os professores, que também está disponível na versão online, neste portal  – e intensifica a formação dos professores e professores coordenadores.