Estudos apontam que há uma utilização ainda precária do tempo adicional na escola. É preciso melhorar, e muito, especialmente a estrutura geral. Faltam salas de aula, mais espaços, professores e outros profissionais.

Não basta expandir o turno, de 4 para 7 horas diárias. A base para o sucesso é multiplicação do investimento nos sistemas públicos. Só então, a proposta, enfim, trará inovações.

Para os especialistas, a proposta de apenas abrigar os alunos, sem avançar na qualidade do trabalho pedagógico, nada mais é  do que uma versão modernizada  dos antigos semi-internatos.

Uma concepção verdadeiramente ampliada da educação escolar, que amplie as opções de aprendizados, requer infraestrutura escolar muito mais desenvolvida da que hoje o país dispõe.

O resultado do citado estudo chega à seguinte conclusão:” o processo educacional precisa de profissionais bem formados e remunerados; precisa de adequados prédios, quadras, bibliotecas e computadores.O óbvio não é tudo, mas, sem ele, a tão necessária ampliação da jornada pode terminar em grande frustração.” concluem os especialistas no assunto.

SECOM/CPP