A Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados debaterá projeto de lei do Senado, de autoria do senador José Serra (PSDB-SP), que vincula parte do salário dos professores ao desempenho escolar dos alunos na educação básica pública.
A audiência ainda não tem data definida e atende a um pedido do senador Eduardo Gomes (MDB-TO), relator da proposta. De acordo com Gomes, o projeto é “controverso”.
“Já estou pesquisando a matéria, e para parte dos especialistas, o projeto pode gerar um maior engajamento dos profissionais, melhorando o desempenho dos alunos. Já outros especialistas temem consequências indesejáveis, como até mesmo o incentivo a fraudes em avaliações, ou a adoção de conteúdos curriculares mais facilmente mensuráveis. Já existem experiências nacionais e internacionais vinculando remuneração docente e avaliação discente, e é isso que vamos aprofundar na audiência”, disse o senador, durante análise do requerimento nesta terça-feira (8).
Serão convidados para a audiência representantes da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e das secretarias de Educação dos estados de São Paulo e do Ceará.
Jiu-jítsu nas escolas
A CE também discutirá a possibilidade de a prática do jiu-jítsu ser incluída nos currículos do ensino fundamental. De acordo com o autor do pedido, o senador Chico Rodrigues (DEM-RO), o esporte tem melhorado o desempenho e o estado psicológico de alunos de escolas que implantaram medidas em Roraima.
Serão convidados para a ocasião representantes da Confederação Brasileira de Jiu-jítsu Desportivo, da Federação Internacional de Jiu-jítsu, da Federação de Jiu-jitsu do Amazonas, do Instituto Mundial de Brazilian Jiu-jítsu e da Graice Kore Jiu-jítsu, além de especialistas em Medicina Desportiva e diretores de escolas da modalidade. A audiência pública também não tem data definida.
Fonte: Agência Senado
Por que não vincular o salário de senadores notoriamente corruptos, egressos do psdb, senadores que desviaram dinheiro do rodoanel para suas campanhas eleitorais, diminuindo-lhes o provento ou até alijando-os do Senado sem mais delongas? Por que não vincular o salário de senador (es) ao seu mal desempenho em gestões anteriores, diminuindo o valor nababesco que essas criaturas tungam do erário público? Essa criatura, quando governador do estado de SP fez horrores com a classe do magistério. E agora quer continuar a nos demonizar estando no senado? Ainda bem que ele está no fim de seu mandato e, seguramente, não será reeleito. Esse homem é um impostor e hipócrita. Não sabe que não devemos ficar reféns de alunos que não querem estudar? Bem se vê que ele NADA entende de pedagogia e do sistema ensino-aprendizagem. Mas, egresso do maior partido de centro-esquerda hipócrita, que gosta de ficar no meio do muro, esperando a melhor situação para lá bandear, NUNCA TOMANDO POSIÇÃO, o que esperar de tal criatura???
Boa tarde, concordo com o fato do aumento do salário do professor ser em decorrência do rendimento do estudante. Pois um aluno por si só não aprendeu nada do professor, pois continua sem luz.
Mandar um deputado desses é um desses senadores enfrentar um chão de escola, para saber o que é ensinar.
José Serra envolvido com o Rodoanel não pode propor um projeto desses.
O salário dos políticos deveria ser proporcional aos projetos.
Precisamos é diminuir os salários dos senadores e tantos outros, daí sim estaríamos economizando para melhor pagar os professores do Brasil, isso sim.
Pq não coloca um projeto de votar quanto esses políticos inúteis devam ganhar?? Certamente não seriam os q ganham hj… Essa lei não interessa, não é? Para esse Sr Serra, é ter mais acéfalos, foi o q o partido dele ecoou e ecoa nesses 25 anos de PSDB, onde entendeu a progressão continuada, deveria ser o passar de graça o aluno, e jogando a culpa nas costas dos professores!! E mais fácil, não é?? Eles os políticos são os perfeitos, os professores os incompetentes!! Amararam as mãos dos professores”25 anos”!! E o povo vota… Como não vêem seus filhos são expoliados no conhecimento?? A escola pública de São Paulo, foi sucateada pelo PSDB!!! Nem papel temos, muitas vzs colocamos a mão no bolso para poder trabalhar!! Essa é a nossa realidade!! Não a que eles mostram na tv!!
Rita de Cassia, pois você acha errado. Se o filho vai para a escola e não aprende nada, a culpa também é dos pais. Imagina o professor dar conta de uma sala com 32 alunos onde a maioria é mal educado e não respeita?
Sou professora e me dedico muito em ensinar ,mais infelizmente tem mais alunos que não estão interessados em aprender, as pessoas que não sao da área, nao sabem o que passamos dentro de uma sala de aula , gostaria de convidar voces que concorda com um profissional ganhar conforme com o desempenho de outra pessoa , fosse na escola que seu filho ou sobrinho estuda e pede pra assistir uma aula e depois me fala…e os políticos estão convidados assistir também uma aula no Estado ou prefeitura e depois tira a sua conclusão, eu Acredito que vocês políticos também poderiam receber vosso salários dependendo dos dias comparecido no parlamento e receber através da avaliação do povo, seria perfeito.
Prof. Mário.Bagascio perfeita análise sobre o senador Serra, um corrupto, beneficiado pela lentidão da justiça.
Eles vão então reduzir muito os salários dos professores,pois são muitos os alunos com problemas de defasagem devido a promoção automática,esses alunos que na grande maioria não querem estudar, não dão o mínimo valor ao professor, isso quando não agridem verbalmente e fisicamente o corpo docente. PSDB é uma vergonha !
Não há como vincular salário do professor ao nível de aprendizagem do aluno tendo em vista que alunos e desenvolvem e aprendem cada um a seu tempo, principalmente em tempos em que se recebe nas escolas inúmeras crianças filhas das drogas que muitas vezes necessita de uma equipe multidisciplinar pra se tornar em dois ou mais anos apenas pré-silábica. Não da pra vincular o salário do professor a alunos que não valorizam mais a escola e têm famílias que não ligam a mínima pra a escola e para os professores.Como estabelecer esse vínculo se a evasão escolar é enorme no ensino médio.
Percebo que as discussões sempre caem nas costas dos professores, como se todos os problemas da educação fossem deles e não de uma sociedade doente que valoriza celulares caros, pouco convívio social de qualidade e ainda ensina aos filhos a não levar desaforo pta casa como se suas ideias e atitudes fossem as únicas corretas no mundo. A intolerância está presente em todas as escolas, é o maior problema social e querem que todos acreditem que o que está em jogo na escola é a habilidade e caráter do professor. Se isso continuar assim, a educação NUNCA terá valor.
Sou a favor de vincular o salário dos políticos ao progresso real do bem estar social da população e combate à corrupção.
Isso é uma estratégia para reduzir mais ainda o salário do professor. Não há como melhorar o desempenho do aluno sem investimento REAL na educação. Tudo que a escola tem é giz e louca (em plena era digital), e falta de funcionário como porteiro, inspetor de alunos, psicólogo, mediador. Sem falar da segurança. Precisaria reduzir o número de alunos por sala: no máximo 25 alunos. Querem que o professor salve a educação do país com giz, lousa dentro de uma sala lotada? E com um salário defasado que já é equivalente ao de uma faxineira?
Deveriam diminuir os alunos por sala. Automaticamente melhoraria o rendimento do aluno é desgaste do professor! 35 alunos de 6 anos e alguns não frequentaram a Educação infantil, não sabem segurar o lápis, não sabem qual das mãos usar… E ainfa o professor que faça duas atividades em casa com sua impressora e folha comprada do seu bolso, pra talvez alfabetizar todos! Pois a escola não tem nem papel higiênico, quem dirá sulfite!
Quero ver esse pilantra é na cadeia. Safado e sem vergonha. Pega sua quadrilha e exploda!!!
Em plena véspera de comemorar o dia do professor, peça fundamental na educação, esse senhor me aparece com essa….. lamentável. Será que ele não tem nenhum projeto mais significativo para a educação? A cada dia fica mais claro que o intuito dos políticos é acabar com a educação desse país ???
As próximas eleições vem aí. É nessa hora que podemos afastar do poder, todos esses sem noção que entraram na política para esfolar o nosso país. Esse sem caracter, digo, José Serra, foi um dos que contribuiu para acabar com as Escolas em São Paulo. Quem deveria receber salários vinculados ao seu desempenho é ele, que provalvemente seria R$ 0,00.
O senador em questão fez uma gestão desastrosa no tocante a vida funcional do professor. Atrapalhou a cidade muitos profissionais. O tempo que fica fazendo tais propostas, deveria conhecer profundamente te a realidade escolar, principalmente te do Estado que governou. Não tem moral pra propor algo dessa natureza.
Por que não fazem um projeto de lei para que todos que tenham cargos legislativos passem a ganhar de acordo com o agrado do povo. As pesquisas serão feitas pelo IBGE, se o político não tiver o agrado do povo pela sua representatividade. Se estiver em desagravo com a população ele passa a ganhar apenas o mínimo, que é o que a maioria do povo brasileiro ganha. Vamos a meritocracia na política. Político bom é um milagre.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail. Att.
SERRA É UM DEMÔNIO! ESPERO QUE NÃO SEJA ELEITO NUNCA MAIS!