Pela primeira vez em sua história, secretaria prepara um currículo totalmente voltado para essa etapa nas escolas municipais para o ensino médio paulistano
Produzido de forma participativa, o documento lançado nesta quinta-feira (18) traz as alterações previstas pela BNCC e demais documentos norteadores, sendo dividido por áreas de conhecimento, mas sem perder de vista as especificidades de cada um dos componentes curriculares. Vai além dos tradicionais conteúdos e traça objetivos de aprendizagem específicos, alinhados aos objetos de conhecimento que circulam em cada área e componente. Assim como os documentos curriculares das demais etapas e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA), também no Ensino Médio foram pensados os saberes da Matriz, os princípios norteadores do Currículo da Cidade (Educação Integral, Equidade e Educação Inclusiva), além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco.
Para chegar ao documento final, foram criados diversos Grupos de Trabalho, envolvendo especialistas e profissionais da rede, além de rodas de conversa para permitir a escuta dos estudantes desta última etapa da Educação Básica, isto é, o Ensino Médio. Participação de professores da rede e especialistas de Educação Entre fevereiro e maio de 2020, Grupos de Trabalho formados por professores e especialistas se reuniram em diversos encontros para elaboração dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento por componente curricular e área de conhecimento. A princípio, os trabalhos iniciaram no formato presencial e, a partir de março, devido à pandemia da COVID-19, esses encontros migraram para os diversos meios digitais.
Todo o material produzido passou por leitura crítica de especialistas dentro e fora da rede e, após essa etapa, os professores das escolas municipais também puderam participar da discussão sobre os conteúdos relativos à sua área de atuação, apontando, inclusive, sugestões pelo portal do Currículo da Cidade a partir da organização de pequenos grupos nas escolas. O documento final traz, portanto, a voz dos profissionais da Rede Municipal de Ensino quanto ao que se espera para o Ensino Médio paulistano.
Currículo da Cidade
O Currículo da Cidade – Ensino Médio apresenta, de maneira inovadora, os Percursos de Estudo e Formação. Compostos por temáticas divididas por área de conhecimento, possuem a função de ampliar o horizonte dos estudantes e foram pensados numa perspectiva de educação integral, ao mobilizarem conhecimentos dos diferentes componentes curriculares de maneira integrada, voltados para a promoção do pensamento crítico e autônomo dos estudantes em busca de uma transformação social.
O currículo chega às escolas acompanhado de orientações didáticas e materiais de apoio para gestores e demais educadores. Também será oferecido o programa de formação aos professores da rede municipal, alinhado aos novos documentos, ainda no primeiro semestre deste ano.