Atualizado em 28 julho, 2023 às 13:31
Estudantes devem fazer a escolha de itinerários entre agosto e setembro, segundo a Seduc
![](https://cpp.org.br/wp-content/uploads/2023/07/ensino-medio.jpg)
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) definiu a reestruturação do Ensino Médio para o ano letivo de 2024, conforme anunciou a assessoria de imprensa da pasta nesta quarta (26).
A atual grade paulista, que possui 12 itinerários formativos, será simplificada e passará a contar com 3 opções de aprofundamento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Matemática; Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ensino Profissionalizante.
O aprofundamento é escolhido pelo estudante na 1o ano e cursado durante os 2o e 3o anos.
Também há inserção de disciplinas comuns que são cursadas por todos os alunos a partir da 1ª série: Educação Financeira, Projeto de Vida, Redação e Leitura e Aceleração para Vestibular.
A Formação Geral Básica, que engloba disciplinas tradicionais como matemática e língua portuguesa, permanecerá em todas as séries.
Consulta Pública do MEC
Nesta quinta-feira (27), a edição do jornal “O Estado de São Paulo” lembrou que recentemente o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública sobre a reforma do Novo Ensino Médio após críticas de entidades. Parte dos grupos pedia a revogação das mudanças, o que foi rechaçado pelos secretários de Educação.
Nas próximas semanas, O MEC deve apresentar um novo modelo – a tendência do governo federal é de aumento da carga horária obrigatória, de disciplinas tradicionais, como Português e Matemática.
Outro pedido feito ao ministério foi para que haja maior direcionamento da pasta sobre os modelos dos itinerários formativos.
Posição do CPP
O sociólogo Cesar Callegari, consultor educacional do Centro do Professorado Paulista, participa, em nome da entidade, das discussões nacionais em torno do Novo Ensino Médio propostas pelo Ministério da Educação. O CPP é a favor de uma revisão criteriosa do atual modelo, considerado excludente, e da elaboração de um proposta substitutiva após ampla discussão.
A questão da mudança dos itinerários, qtde de horas de aulas e outros itens depende de continuidade! Entra governo e saí governo, TD muda pra ficar do mesmo jeito! Catastrófico! Deveria iniciar a revolução da educação, dentro de casa! Pais alienados, não vão as reuniões na escola, por vergonha, medo do filho se revoltar ou por pura falta de interesse! As empresas deveriam “abonar” a presença de pais na escola por motivo de convocação! O Brasil não vai a lugar nenhum, se pais ficarem alheios a está necessidade!
Como será os vestibulares? Tambem serão específicos exatas, humanas ou isso é só um incentivo a falta de.conhecimento dos jovens? Fuça minha pergunta quem puder tirar dúvida agradeço
Nesta reforma do ensino médio foi pensado nos estudantes com deficiência?
Marilda, o Novo Ensino Médio é excludente em diversos sentidos, inclusive com PCDs. Na parte pedagógica, exclui parte significativa da juventude brasileira dos elementos fundamentais de Educação e para o próprio exercício da cidadania. Além disso, ele tem dispositivo que limita a apenas 1.800 horas aqueles que são os direitos reais dos estudantes brasileiros. Os elementos constitutivos de uma Educação ampla, geral, básica estão sendo reduzidos com a eliminação de muitas aulas, disciplinas, conteúdos e conhecimentos.
Por que o atual modelo está excludente?
Débora, o Novo Ensino Médio é excludente pois diminui claramente o direito de aprendizagem dos jovens brasileiros. Ele também exclui parte significativa da juventude brasileira dos elementos fundamentais de Educação e para o próprio exercício da cidadania. Um dos principais problemas trazidos pelo Novo Ensino Médio é um dispositivo que limita a apenas 1.800 horas aqueles que são os direitos reais dos estudantes brasileiros. Os elementos constitutivos de uma Educação ampla, geral, básica estão sendo reduzidos com a eliminação de muitas aulas, disciplinas, conteúdos e conhecimentos.
Novo ensino médio preparar para a vida aumentaram as aulas de matemática e nada de biologia,depois querem que o aluno tenha competência na disciplina por conta própria como aconte esse ano.
Em primeiro lugar,gostaria que ,nós os professores fossemos,realmente preparados para o currículo a ser executado;que fossem esclarecidos a todos os envolvidos no processo,do que se trata cada disciplina nova,pra que servem,quais influências terão na vida dos envolvidos.Que os materiais de apoio sejam interessante e atraente…Que tenham momentos de aulas práticas, sem enrolação… O Professor deve ser melhor preparado,acessório,incentivado e remunerado a altura de seu rendimento,comprometimento com o proposto. Para que a Educação seja eficaz é necessário o envolvimento de toda a comunidade escolar,da sociedade como um todo vizando uma participação inclemente,Cidadã,protagonista,Crítica…
O aluno deve ser estimulado a Progressão por Mérito e NÃO À,FAMIGERADA,PROGRESSÃO AUTOMÁTICA, QUE NIVELA A EDUCAÇÃO POR BAIXO.
NO DESEJO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
BORA FAZER O .ELHOR,O QUE SERÁ…
O ensino médio está um fracasso porque ,são poucas aulas de matemática, o ideal é ter 6 aulas como o ensino fundamental
antes de quaisquer propostas, é preciso mudança de pensamento no comando do pais. Formação de um indivíduo não é um buraco que aparece na rua e que o poder público faz licitação, contrata uma empresa, esta vai la e conserta. Educação é um sequência de, no mínimo, dezoito a 22 ano. Isto é um ciclo de formação escolar de um cidadão. Vai do início ao término educação básica até (seria o ideal), à formação superior. Enquanto estivermos assistindo a troca dos comandos e das politicas públicas para a educação, o que está ruim, pode piorar. O triste é sabermos que num país onde a educação não dá certo, nada mais dá certo, a não ser o crime de toda espécie. continuará a ser este nosso destino?
Como fica as disciplinas de humanas como
Geografia – História – Sociologia e Filosofia, para o ano de 2024? Essas disciplinas irão permanecer ou iremos perder ainda mais aulas?