Atualizado em 28 julho, 2023 às 13:31

Estudantes devem fazer a escolha de itinerários entre agosto e setembro, segundo a Seduc

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) definiu a reestruturação do Ensino Médio para o ano letivo de 2024, conforme anunciou a assessoria de imprensa da pasta nesta quarta (26).

A atual grade paulista, que possui 12 itinerários formativos, será simplificada e passará a contar com 3 opções de aprofundamento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias + Matemática; Linguagens e suas Tecnologias + Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ensino Profissionalizante.

O aprofundamento é escolhido pelo estudante na 1o ano e cursado durante os 2o e 3o anos.

Também há inserção de disciplinas comuns que são cursadas por todos os alunos a partir da 1ª série: Educação Financeira, Projeto de Vida, Redação e Leitura e Aceleração para Vestibular.

A Formação Geral Básica, que engloba disciplinas tradicionais como matemática e língua portuguesa, permanecerá em todas as séries.

Consulta Pública do MEC

Nesta quinta-feira (27), a edição do jornal “O Estado de São Paulo” lembrou que recentemente o Ministério da Educação (MEC) abriu uma consulta pública sobre a reforma do Novo Ensino Médio após críticas de entidades. Parte dos grupos pedia a revogação das mudanças, o que foi rechaçado pelos secretários de Educação.

Nas próximas semanas, O MEC deve apresentar um novo modelo – a tendência do governo federal é de aumento da carga horária obrigatória, de disciplinas tradicionais, como Português e Matemática.

Outro pedido feito ao ministério foi para que haja maior direcionamento da pasta sobre os modelos dos itinerários formativos.

Posição do CPP

O sociólogo Cesar Callegari, consultor educacional do Centro do Professorado Paulista, participa, em nome da entidade, das discussões nacionais em torno do Novo Ensino Médio propostas pelo Ministério da Educação. O CPP é a favor de uma revisão criteriosa do atual modelo, considerado excludente, e da elaboração de um proposta substitutiva após ampla discussão.