Com pandemia, aulas foram suspensas desde 23 de março; aulas presenciais podem voltar em julho
O ano letivo nas escolas estaduais de São Paulo é retomado nesta segunda-feira (27) com ensino remoto por meio de aplicativos. Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas foram suspensas desde o dia 23 de março.
Os alunos poderão ter acesso ao conteúdo com os aplicativos Centro de Mídias SP (CMSP) e dos canais digitais 2.2 – TV Univesp e 2.3 – TV Educação (veja programação abaixo). Os apps estão disponíveis para os sistemas Android e IOS. Pais de alunos estão reclamando do acesso às plataformas digitais e dificuldades para baixar os aplicativos. O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, reconhece um problema na loja da Apple para o aplicativo dos anos iniciais.
“Temos logicamente inúmeros desafios. É algo muito novo para a secretaria, para os professores e também alunos e famílias. É uma semana de muito trabalho, de muita mobilização, de muita informação”, disse Rossieli.
A Secretaria Estadual da Educação irá custear os planos móveis de internet para alunos e professores. No entanto, alguns professores reclamaram que foram cobrados no acesso ao aplicativo. “Não é para ser cobrado, até o momento não temos relato de que não esteja funcionando. Se tiver algum relato, vamos dar retorno aos professores”, disse o secretário.
Para acompanhar o ensino a distância, os alunos receberão apostilas de matemática e língua portuguesa, gibis da Turma da Mônica, livros paradidáticos e manual de orientações às famílias e sobre o Centro de Mídias SP.
A distribuição dos materiais será feita pelas escolas nas próximas semanas. Segundo a secretaria, as equipes gestoras deverão avisar aos responsáveis sobre o cronograma de entrega para que não haja aglomerações na retirada dos kits. Ainda segundo a pasta, a distribuição nas áreas rurais será feita pelo transporte escolar.
Programação do Centro de Mídias e dos canais TV Univesp e TV Educação
ANOS INICIAIS
GRUPOS/CANAIS APP CMSP EI +AF TV UNIVESP
Creche + Pré Escola 12h00 – 14h00 12h00 – 14h00
1º ano|Ensino Fundamental 07h30 – 09h00 12h00 – 14h00
2º ano|Ensino Fundamental 09h00 – 10h30 12h00 – 14h00
3º ano|Ensino Fundamental 10h30 – 12h00 12h00 – 14h00
4º ano|Ensino Fundamental 14h00 – 15h30 12h00 – 14h00
5º ano|Ensino Fundamental 15h30 – 17h00 12h00 – 14h00
ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO
GRUPOS/CANAIS APP CMSP TV EDUCAÇÃO
6º ano|Ensino Fundamental 09h00 – 09h45 07h30 -09h00
7º ano|Ensino Fundamental 10h30 – 11h15 09h00 – 10h30
8º ano|Ensino Fundamental 09h45 – 10h30 10h30 – 12h00
9º ano|Ensino Fundamental 15h30 – 16h15 14h00 – 15h30
1ª série|Ensino Médio 14h45 – 15h30 15h30 – 16h15
2ª série|Ensino Médio 18h30 – 19h15 17h00 – 18h30
3ª série|Ensino Médio 18h30 – 20h00 17h45 – 18h30
EJA 20h00 – 21h30 20h00 – 21h30
Fonte: G1
Ainda não consegui acessar o cmsp anos iniciais ed.infantil, dizem que não tem para iPhone (iOS), infelizmente deixaram os anos iniciais por último em vez de ser prioridade.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Tenho um receptor do MidiaBox mas não consigo sintonizar os canais para meus filhos assistirem as aulas.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Editar
Como faço para me cadastrar não estou conseguindo.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Editar
Boa tarde,
Conseguimos assistir com muito custo as aulas pelo aplicativo, pois ele trava constantemente. Mas estamos nos adaptando. Porém venho reclamar com relação ao conteúdo dado aos nossos alunos. Como exemplo, vou citar a aula de hoje. Gênero textual: Carta. Algo muito importante para se ter dado da maneiro que foi. Mal elaborada a aula…muito rápido. pouco contexto para que o aluno compreenda. Penso que deveria tirar um pouco do lúdico (quintal da cultura) e focar mais no conteúdo…dar um pouco mais de importância ao que está sendo aplicado. A aula que citei levou aproximadamente 23 minutos. Como um conteúdo deste porte, é aplicado para nossos alunos em tempo record?? Pára tudo!!! Se é pra jogar conteúdo só pra dizer ” fizemos nossa parte”, melhor que não o faça! Não estou criticando os profissionais que estão dando as aulas, até porque são capacitados, porém o que estou questionando é o tempo dado, disponibilizado a cada conteúdo. Se houver um canal para a tal reclamação, que me enviem, porque este também não encontrei!
Nossa minha escola nem fez turma.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Editar
Não consegui acessar. Mensagem de erro “dados incorretos”.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Editar
Não consegui cadastrar meus filhos.. abaixei o aplicativo e quando fui acessar fala que eles não estão cadastrados no Sed.me mandarão ir na secretaria de educação..esse aplicativo tem muitas falhas..
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Porquê faz uma semana que as aulas não estão disponíveis. Pois desde o dia 29 de maio não tem mais conteúdos para os alunos. Meu filho está no 9 ano e nada de estudar nesta semana.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Impossível de conectar, mesmo quando coloco “esqueci a senha “, diz que o aluno não é cadastrado….
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.