O governo de São Paulo anunciou hoje que as escolas estaduais terão duas semanas de recesso em 2022, além das férias tradicionais.
Os recessos vão acontecer em abril e outubro —no fim do primeiro e do terceiro bimestre. A determinação não vale para colégios municipais, nem particulares. Neste ano e no próximo, as aulas da rede estadual acabarão em 23 de dezembro.
Apesar do calendário anunciado valer apenas para as escolas estaduais, o secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, disse que “no geral, os municípios acabam seguindo o nosso calendário como base”.
Segundo o secretário, a mudança em relação aos recessos foi feita baseada em estudos que mostram que “longas paradas são extremamente prejudicais para a educação”. Até 2019, as férias de julho duravam 30 dias seguidos. Agora, são 15 dias.
“Descomprime para o estudante, também traz a possibilidade de trazermos a recuperação para quem precisa”, diz o secretário. “Para o profissional, também é bom o período.”
Assim ficou o calendário letivo para 2022 nas escolas estaduais de São Paulo:
Recuperação nas férias: entre 4 e 21 de janeiro;
Início do ano letivo: 2 de fevereiro;
Primeiro recesso: entre 18 e 22 de abril
Férias de julho: entre 11 e 25 de julho
Recuperação nas férias: entre 11 e 22 de julho
Segundo recesso: entre 10 e 14 de outubro
Encerramento do ano letivo: 23 de dezembro.
Do Uol Educação
Totalmente sem fundamento primeiro é fácil ter recesso utilizando posa dias que já não haverá aula pois é feriado e emendas de feriado e dizer que. Muitos dias de férias e prejudicial sendo que nós EUA as férias são 3 meses consecutivos e tem as melhor educação do mundo
As decisões que são tomadas deveria levar em conta todas as necessidades que cada família enfrenta e não se basear em uma ou outra. As famílias que tem filhos em CEI, MEI…que depende desse apoio, e não teem com quem deixar as crianças, e precisa trabalhar são extremamente prejudicados. Sem falar dos inúmeros feriados que existem e nesses lugares ainda emendam.
Peço a Deus que também seja tirado o atual ministro da educação e em seu lugar seja colocado uma nova pessoa cheia do Espírito Santo!
Só assim para vermos decisões positivas e prósperas!
Pais que reclamam das férias dos professores pq não têm com quem deixar seus filhos, é simples, não façam filhos, professor não é babá!
Gostaria de saber se os funcionários do pátio terão direito ao recesso de abril?
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.
Após 2 anos de pandemia… as perdas na educação são incalculaveis…
Muitos alunos , com aulas presenciais, ja tem dificuldade em aprender imagina on-line…
Se é tao necessario esses recessos ( excessos) porque antes da pandemia nao existia dessa forma… na minha cidade ainda colocaram reuniao pedagogica junto para aumentar esse periodo.
Bom senso é fundamental… essas situações so faz aumentar a desigualdade… escolas particulares não param…
Realmente professor não é babá ,mas em nosso pais, o horario escolar muitas vezes é utilizado pelos pais para trabalhar afim de dar uma vida digna a seus filhos…
e mais é direito da criança ter educação de qualidade…
Uma vergonha, o Brasil está em último em se tratando de educação fundamental, Será que professores não sente envergonhados com o descaso do governo, o que serão dessas crianças??? Já não ensinam o necessário e ainda recesso!!!!
E o que acontece com pais que trabalham, necessitam da escola como apoio e tem filhos em escola estadual e EMEI , como ficam? A desigualdade é enorme, e tem razão quem comentou que nos EUA as férias são de 3 meses e nem por isso os alunos são prejudicados ..
Ao inves de reclamar do recesso pq nao reclamam das criancas passarem de ano mesmo nao sabendo tabuada, mais,menos, vezes.
Como sempre escola e creche para os pais brasileiros .
Meu Deus, professor tem que ter vergonha?! Cada coisa que somos obrigados a ler…são mal pagos…obrigados a ficar com crianças mal educadas pelos pais dentro de sala…alunos que não querem saber de estudar…fazem pouco caso dentro de sala…se pedimos um trabalho para que seja feito em casa os pais reclamam…qualquer coisa tem pai e mãe que vai fazer escândalo na frente de escola e os professores tem que ter vergonha porque aluno não sabe das coisas! É por isso que hoje em dia não tem professor…é por isso que ninguém quer pegar aula e quando pega fica totalmente desmotivado…ao invés dos pais ficarem ao lado dos professores reclamam dos recessos e ainda passam a mão na cabeça dos filhos…assim fica complicado ter ensino de qualidade!
Falar uma coisa para vocês conteúdo Otimo tem…professor com vontade de dar aula tem…so que aluno sem perspectiva de vida não é culpa de professor e nem do governo…professor ensina e nao educa…educação vem de casa e do exemplos das pessoas mais proximas e seus familiares!
Aos que reclamam dos professores, meu caso, pergunto: vocês abrem mão do período de férias de vcs? Educam seus filhos? Lembre-se que educar é a sua parte… A nossa é ensinar… E, por último, não façam filhos se não dão conta de cuidar… Boa tarde!
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou nesta quarta-feira (13) um ranking mundial de qualidade de educação. Entre os 76 países avaliados, o Brasil ocupa a 60ª posição. Em primeiro lugar está Cingapura, seguido de Hon Kong e Coreia do Sul. Na última posição está Gana.
Enquanto o topo da lista ficou com os países asiáticos, as últimas 15 posições ficaram com os países sul-americanos Argentina em 62º, Colômbia, em 67º, e Peru com 71º lugar.
O ranking foi definido a partir de resultados de testes de matemática e ciências aplicados nestes países. Além dos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), foram analisados o TIMSS, dos Estados Unidos, e o TERCE, aplicado em países da América Latina.
Avaliação
O Pisa avalia conhecimentos de leitura, matemática e ciências dos adolescentes. O Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), é quem aplica a prova no Brasil.
O Pisa avalia conhecimentos e habilidades que capacitam os alunos para uma participação efetiva na sociedade. A avaliação em leitura busca saber qual é a compreensão, o uso e a reflexão dos estudantes sobre textos escritos para alcançar objetivos. Já na matemática a intenção é medir a capacidade de atender suas necessidades no mundo para, por exemplo, expressar ideias bem fundamentadas.
A principal finalidade do programa é produzir indicadores dos sistemas educacionais. São avaliados alunos na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.
É MUITO BOM VER PESSOAS PREOCUPADAS COM O DESEMPENHO ESTUDANTIL DE SEUS FILHOS POREM, A EDUCAÇÃO PUBLICA NO BRASIL É MUITO FRAGIL AINDA MAIS AGORA DEPOIS DO FIQUE EM CASA E DEPOIS RESOLVEREMOS
FICOU AINDA MAIS FRAGILIZADA CRIANÇAS SEM APRENDER NEM MESMO A ESCREVER SEUS NOMES
O caos na educação é uma forma de controle. Tanto é que os pais não conseguem enxergar que a escola brasileira é apenas um “crechão” para eles (os pais) servirem de massa de manobra hoje e seus filhos amanhã. Nossas crianças estão precisando de família!!! Nada adianta aumentar o tempo escolar se a criança não vai para escola para aprender. Como elas poderão construir seus conhecimentos se percebem desde cedo a cultura onde estão inseridas? Ou seja, elas percebem que o foco dos pais não está no aprendizado e sim na preocupação em não ter onde deixá-los.
Infelizmente as escolas estaduais de São Paulo, não estão com intenção e vontade de ensinar, a educação em São Paulo está ruim, hoje dia 07 de julho fui levar meu neto a Escola e não tem aula, e pelo que consta as férias começaria em 11 de julho!!? A escola da região da zona leste, Escola Professora Eunice Laureano da Silva.
Minha filha estuda na escola Breno Rossi zona leste fazendo 1 ano ensino médio, nunca vi escola tão ruim que todos os dias não tem todas as aulas imagino que tem entre uma duas aulas . O restante eles passam na quadra , esperando dar o horário de ir embora . Ela não sabe nada referente ao ensino médio fora que não dão merenda escolar, alegam que não tem gás na escola. Para onde vai essa verba . As crianças ficam na escola sem fazer nada até o horário de dispensar e ainda com fome . Acho um absurdo isso . É de fato ninguém faz nada estamos em Agosto até agora nada mudou. .
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.