Latif Abrão Junior
Esta é a semana do 2º Congresso Internacional promovido pelo Iamspe com o tema “Saúde do Idoso – Doenças Degenerativas e Oncológicas”, que será realizado no Centro Integralidade, conhecido em nossa comunidade até aqui como Centro do Idoso.
Da mesma forma como foi feito no 1º Congresso, o Iamspe propõe, nesta oportunidade, discutir alternativas e cuidados com a população idosa de forma mais abrangente, contando com a participação de profissionais da saúde do Brasil, Portugal, França, Argentina e Estados Unidos.
Acreditamos que, em uma entidade que responde pelos cuidados de saúde das pessoas a ela vinculadas, a orientação ou gestão clínica deve estar em consonância com a orientação ou gestão administrativa. Esta é a diretriz fundamental do Programa de Modernização do Iamspe (PMI), implementado a partir de 2008.
O PMI fixou como prioridade, e orientação a ser seguida por toda organização, o atendimento ao idoso, afinal nossa população tem hoje o mesmo perfil etário que terá a população brasileira em 2050. Assim, todos os esforços deveriam levar em conta, de forma prioritária, as características epidemiológicas de nossa população e suas necessidades específicas.
Cuidou-se também de modernizar a gestão, com informações mais precisas, planejamento estratégico permanentemente atualizado, com intervenções na estrutura física do HSPE, dos Ceamas e da Administração Central. Foi ampliado o parque instalado de equipamentos de informática e implantados novos softwares que permitem uma eficiente e eficaz gestão da prestação dos serviços e dos atendimentos.
A realização deste 2º Congresso resume bem o que fizemos até aqui, seja em termos de promoção da saúde, prevenção das doenças, tratamento e reabilitação da saúde dos usuários, como em termos de educação, pesquisa e gestão administrativa.
Latif é superintendente do Iamspe – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual