Atualizado em 03 outubro, 2023 às 09:29

Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que autorizava a contratação de psicólogos e assistentes sociais para escolas da rede estadual de ensino. A informação foi trazida pela coluna “Painel” do jornal Folha de S.Paulo (leia aqui).

Tarcísio justificou a decisão, segundo a publicação, dizendo que sua gestão já desenvolve um programa que emprega estes profissionais para atender unidades em todas as regiões do estado. A contratação de psicólogos para as escolas estaduais foi anunciada em março, após a morte da professora Elisabete Tenreiro durante um ataque à Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona oeste da capital.

O autor do projeto, deputado Paulo Fiorilo (PT), todavia, disse à Folha de S.Paulo que a implantação da proposta citada pelo governador é lenta.

O CPP defende a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, bem como medidas preventivas e efetivas por parte das autoridades para que episódios de violência nas unidades paulistas não voltem a acontecer.