Ópera 'O Barbeiro de Sevilha'/Reprodução

Há cursos livres com material pedagógico, vídeos de espetáculos completos, lives e mais

 

O Theatro Municipal de São Paulo continua com as portas fechadas ao público por causa da Covid-19. Isso não quer dizer, porém, que interessados por arte clássica não possam aproveitar conteúdo do famoso ponto cultural da capital paulista. Na última semana, a casa anunciou ampliação da programação denominada Municipal Online, o que permite aproveitar espetáculos sem sair de casa.

São performances de artistas em casa, cursos livres de música clássica com apoio de material pedagógico, gravações solo em versões reduzidas para piano, encontros experimentais com poesia e cinema, vídeos de espetáculos completos de ópera, balé e concerto sinfônico, além de lives com profissionais do Theatro em conversas descontraídas sobre bastidores.

Todo o acesso é gratuito e irrestrito nas redes sociais do Municipal: Facebook, Instagram e YouTube. Nesta sexta (19), o Theatro liberou a ópera “O Barbeiro de Sevilha”, composta por Gioachino Rossini, encenada em nosso palco em fevereiro de 2019. A obra é divertida, sem momentos de monotonia. Um dos trechos mais famosos, ‘Fígaro… Fííígaro’, é executado na primeira entrada do personagem principal, tendo sido inclusive parafraseada em desenhos animados, como o Pica-Pau.

As novidades anunciadas trazem gravações inéditas das nove sinfonias de Beethoven pela Orquestra Sinfônica Municipal e a parceria digital entre o Balé da Cidade de São Paulo e a São Paulo Cia. de Dança para uma série de vídeos da campanha “Corpus: Alma e Esperança”.

Veja a programação completa.

TOUR VIRTUAL

Continua disponível um tour virtual educativo pelo prédio histórico da cidade de São Paulo, idealizado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, marco inicial do modernismo no Brasil. Seu estilo arquitetônico é semelhante ao dos mais importantes teatros do mundo e foi inspirado na Ópera de Paris. 

ACESSE AQUI

O edifício faz parte do Patrimônio Histórico do estado desde 1981 quando foi tombado pelo Condephaat. Além de sua importância arquitetônica, o teatro também possui notabilidade histórica, pois foi palco da Semana de Arte Moderna, o marco inicial do Modernismo no Brasil.