É certo que a quarentena trouxe novos hábitos, mas igualmente certo e que acentuou os já existentes como o uso excessivo de equipamentos eletrônicos. Para os professores e estudantes, as aulas online, que exigem uma atenção fixa no computador, caso perdurem por muito tempo, podem trazer problemas para a visão, é preciso cautela e vigilância. Assim, a mesma tecnologia que ajuda a manter o trabalho e os estudos podem afetar a visão.
O Portal CPP procurou uma especialista para falar desse assunto, a coordenadora do curso de Óptica e Optometria da Cruzeiro do Sul Virtual, professora Marcia Regina Pinez Mendes.
Portal CPP: Os professores, devido às aulas remotas, têm atualmente outro desafio além da leitura: horas a fio diante do computador. Quais os perigos dessa exposição?
Professora Márcia: O uso constante do computador leva ao cansaço da visão, ao olho seco e gradativamente às perdas da acuidade visual.
Quais as precauções que esses profissionais da educação devem tomar para manter a visão sadia?
A recomendação é uma pausa a cada 2 horas e, durante o uso do computador, deve-se piscar várias vezes para que possa estimular a hidratação dos olhos.
Da mesma forma os alunos, geração cada vez mais precocemente envolvida pelas mídias sociais em meio aos jogos, séries, filmes, aulas, não poupam tempo para ficar diante das telas de smarthfones, notebooks, tablets e TVs.
Quais os danos para uma visão exaustivamente fixada nessas telas?
O perigo é o mesmo que no adulto, mas a diferença é que a perda da acuidade visual será mais precoce.
O que fazer para prevenir?
A recomendação seria a mesma, descanso a cada 2 horas e piscar várias vezes durante o uso. Uma dica muito interessante para as duas situações, professores e alunos: ao estarem a frente do computador ou qualquer outro dispositivo eletrônico, desvie seu olhar para um objeto distante mais ou menos uns 5 a 10 metros e pisque por 5 vezes rapidamente. Fará com que estimule a hidratação dos olhos e relaxe os músculos oculares.
Os educadores já aposentados, que precisaram se adaptar às novas mídias, também estão expostos aos diferentes prejuízos que comprometem a visão. Quais as principais recomendações para que as pessoas maduras possam manter a visão saudável?
A recomendação segue a mesma que as anteriores, lembrando que muitos já devem ter passado pela colocação da lente por conta de catarata.
Qual a periodicidade de visitas ao médico, de acordo com cada faixa etária, para garantir a manutenção de uma visão em dia?
A recomendação é de 8 a 12 meses.