Mais de 13 milhões ainda não declararam o IRPF 2019 no país
Encerra na próxima sexta-feira (26) o prazo na Sede Central para associados e cônjuges preencherem gratuitamente o formulário de Imposto de Renda 2019 (ano-base 2018). A Central de Atendimento faz agendamento online pelo link ou telefone (11) 3340-0512. O interessado pode marcar para ser atendido de manhã (das 9h às 12h) ou à tarde (das 13h às 17h).
Os contribuintes podem ter mais um bom motivo para executar a declaração: além de evitar multas, as pessoas que declaram pelo formulário completo podem destinar até 3% do IR devido a ONGs.
Aproximadamente, 45% dos brasileiros que declaram imposto de renda vão deixar tudo para os últimos sete dias. A expectativa da Receita Federal é receber 30,5 milhões de declarações neste ano. Está obrigado a apresentar a declaração anual o contribuinte que, no ano-calendário de 2018, recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, quem obteve receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50.
Documentos necessários
- Cópia do Imposto de Renda do ano anterior;
- Informe de Rendimento das fontes pagadoras;
- a) Ativo: Governo do Estado de São Paulo – Fazenda SP;
- b) Aposentado: São Paulo Previdência – SPPREV;
- c) Prefeitura Municipal – Imprem;
- d) Empresas Privadas;
- e) Pensionistas e aposentados do INSS;
- f) Comprovante de recebimento de aluguéis;
- g) Que têm imóveis deve trazer o número do IPTU, matricula do imóvel e nome do cartório onde foi registrado.
- h) Outros rendimentos.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade.
Não estou conseguindo a acessar o Demonstrativo pelo site e o aplicativo.
CPP: encaminhado à Procuradoria. Aguarde retorno por e-mail.