Independência ou Morte, pintura de Pedro Américo/Reprodução

Em formato de entrevista, aulas são ministradas por professores da USP; uma delas é sobre História da Alfabetização

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) mantém em seu canal do YouTube o Curso Livre de História do Brasil. O conteúdo é vinculado à Universidade de São Paulo (USP), com professores que ministram as aulas em formato de entrevista. São 15 vídeos sobre diferentes temas. Independência, influência dos Jesuítas, abolição da escravatura, primeira República e demografia se destacam.

Uma aula é voltada para a História da Alfabetização, cujo tema é tratado desde o século 16, pela professora Maria Luiza Marcílio. De acordo com a pesquisadora, os portugueses praticamente abriram mão da alfabetização no Brasil no início da colonização. A ideia principal era formar sacerdotes brancos para catequizar os índios. Naquele momento, apenas 0,1% da população estava nos colégios.

A abordagem lembra que, ao longo do tempo, a pedagogia da alfabetização passou por reformas importantes: surgiu o ensino público, a profissionalização do professor, a entrada das mulheres na escola e novos métodos e ideologias.

O curso não oferece certificado, mas é uma excelente oportunidade para aprofundar os conhecimentos em história brasileira. E o melhor: sem custo e acessível de qualquer lugar.