O programa gratuito “Universidade Aberta à Terceira Idade” possibilita ao idoso o aprofundamento em áreas de seu interesse e a troca de experiência com os jovens

A USP abre inscrições para as atividades do segundo semestre de 2016 do programa Universidade Aberta à Terceira Idade. Em sua 45ª edição, a iniciativa gratuita, realizada na capital e nos campi do interior, traz 4.300 vagas divididas em disciplinas regulares, oferecidas nos cursos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Os interessados devem ter mais de 60 anos e não precisam ter vínculo com a universidade.

Para o Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, professor Marcelo Roméro, este programa é de suma importância como atividade de extensão, pois atinge dois públicos. “Ao mesmo tempo que abre as portas da USP para um grande contingente de pessoas da terceira idade, também oferece uma oportunidade de intercâmbio para os alunos e professores que já estão inseridos neste universo”, explica.

Roméro ressalta, ainda, o caráter inclusivo da iniciativa. “Com milhares de opções gratuitas e em diversas regiões de São Paulo, é grande o número de participantes que começaram a trabalhar muito jovens e somente a essa altura da vida têm a oportunidade de contato com o estudo e o ambiente acadêmico”, completa.