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Um grupo de docentes de diferentes faculdades e disciplinas passarão por um ciclo de capacitação EMI, que enfoca o inglês como meio de instrução para acelerar a oferta de programas internacionais na Educação Superior

A Universidade de São Paulo (USP), por meio da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI) e Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge voltado para avaliação de proficiência em inglês e preparo de professores, acabam de se unir em um movimento inédito para a capacitação gratuita de um grupo de docentes de diferentes disciplinas e faculdades da instituição brasileira em um projeto piloto de aplicação do curso sobre EMI (English as a medium of instruction ou inglês como meio de instrução em português).

“A iniciativa é parte da cooperação entre as organizações para apoiar e promover a aceleração de ofertas de cursos que coloquem a língua como parte integrante da proposta de internacionalização para que o Brasil expanda seu papel e oportunidades no contexto da Educação Superior internacional”, detalha Kelly Tavares, diretora geral de Cambridge English no Brasil.

Dentre as ofertas da Universidade de São Paulo estão mais de 100 programas de pós-graduação em diversas áreas e campus espalhados pelo Estado. Até agora em 2019 a USP conta com mais de 2 mil alunos brasileiros conduzindo a graduação pela universidade no exterior, mais de 1.200 alunos de graduação de instituições estrangeiras em aprendizado no Brasil, cerca de 2 mil convênios internacionais vigentes, mais de 3 mil docentes da USP alocados no exterior e cerca de 350 docentes de instituições estrangeiras em seus cursos. Além disso, mais de 140 visitas de delegações internacionais foram contabilizadas em suas faculdades.

Os oito módulos do curso semipresencial da instituição britânica que concede um certificado em habilidades EMI, que chegam a custar R$2 mil, transitam em inglês para palestras, seminários, práticas para pequenos grupos, tutoria e supervisão, comunicação online, avaliação e feedback, desenvolver e estender papéis profissionais e para cumprir as responsabilidades profissionais.

Na inscrição do processo seletivo era necessário comprovar a proficiência mínima no idioma e cerca de 30 professores prestaram sem custo os módulos de compreensão auditiva, escrita e produção oral do Linguaskill, teste multinível de Cambridge English, para provar seu domínio em inglês. Os que tiveram a melhor performance seguiram com as aulas, que acabaram de começar. O grupo é composto por representantes de docentes das áreas da saúde, de engenharia, artes e ciências humanas.

“E movimento tem o intuito claro de aumentar o número de professores que oferecem cursos em inglês para criar uma interação acadêmica entre alunos e funcionários brasileiros e estrangeiros e também de ajudar a consolidar a internacionalização em casa e a disseminar o conhecimento brasileiro no exterior”, pontua o professor Dr. Valmor Tricoli, da USP/AUCANI.

Ainda nesse contexto de cooperação para a internacionalização, entre os dias 29 e 31 de outubro, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) será palco do 2º Seminário Brasileiro de EMI (inglês como meio de instrução, em português), direcionado para professores universitários que lecionam ou que pretendem começar a ensinar suas disciplinas em inglês no Ensino Superior.

Representantes de iniciativas governamentais e instituições relevantes irão ministrar palestras, workshops e painéis a respeito do tema para compartilhar boas práticas, discutir desafios comuns na profissão e aprender sobre novos recursos que auxiliam na adoção do inglês como meio de instrução. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para se inscrever basta acessar o site e concluir o formulário.