A maioria dos contribuintes que enviou a declaração do IR (Imposto de Renda) deste ano já pode conferir se há alguma pendência que possa levar à malha fina. A Receita Federal informou que pelos menos 70% das declarações já foram processadas, ou seja, o órgão já passou um “pente-fino” em pelo menos 18,9 milhões de declarações para saber se há erros nos documentos.

 

No caso de quem tem pendências, já é possível saber o problema. Há casos de contribuintes que entregaram no último dia e já conseguem saber qual é a informação errada na declaração.

 

Para saber o andamento do IR, é preciso estar cadastrado no portal e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte). Para acessá-lo, acesse o site www.receita.fazenda.gov.br. No primeiro acesso, os contribuintes precisam informar o número do CPF, a data de nascimento e os recibos de 2014 e de 2015. O programa irá criar uma senha de acesso, que será usada por um período pré-determinado para fazer as consultas. Quem já é cadastrado precisa informar a senha, o CPF e o código de acesso.

 

Os contribuintes que tiveram a declaração com pendências devem enviar a retificadora o mais rápido possível.

 

Secom/CPP