Atualizado em 13 setembro, 2024 às 14:40

Foto: Bruno Amaral

O CPP recebeu, na noite desta terça-feira (10), na Sede Central, o candidato à Prefeitura de São Paulo pela DC, Bebetto Haddad, para debater exclusivamente Educação municipal (veja a íntegra do encontro e a galeria de fotos abaixo). Haddad é o nono postulante ao governo paulistano a participar da série de sabatinas promovidas pela entidade – apenas José Luiz Datena (PSDB) não respondeu ao convite.

>Em sabatina sobre Educação no CPP, Nunes fala reiteradas vezes em responsabilidade financeira

>Boulos, caso eleito, promete acabar com confisco cobrando dívida ativa em São Paulo

>‘Minha preocupação é com a valorização e a aprendizagem da criança’, diz Marina Helena em sabatina no CPP

>Sabatinado pelo CPP, Pablo Marçal fala em ‘disrupção’ no ensino por meio do esporte

>Altino Prazeres fala em governar com conselhos populares e acabar com privatizações no ensino

Sabatina CPP: para Ricardo Senese, estruturação da Educação passa pelo combate à desigualdade social

>Pagamento da dívida pública é entrave para investimentos na Educação, diz João Pimenta

>Para Tabata Amaral, ‘epidemia’ mostra importância de olhar para a saúde mental do professor

Bebetto Haddad, que é empresário, propôs, caso eleito prefeito de São Paulo, um “pente fino” nos atuais contratos da Prefeitura para poder investir em Educação em tempo integral.

“Esse é o nosso principal projeto na Educação (escolas em tempo integral). Vamos buscar formas de universalizar o ensino integral na cidade de São Paulo. Sabemos das dificuldades. Vamos trabalhar com o orçamento responsável (…) São Paulo terá no ano que vem R$ 120 bilhões, ou um pouco mais, de orçamento, e temos de aproveitá-lo da melhor maneira. Vamos trabalhar em cima dos contratos (com organizações sociais para a gestão de creches e em outras áreas) já existentes, fazer um pente fino em cima de todos esses contratos. Achamos que teremos uma economia muito grande, e queremos investir no projeto da universalização da Educação de ensino em tempo integral”, salientou o candidato.

Bebetto Haddad ainda falou em realizar um diagnóstico em todas as escolas da rede municipal de ensino, quando questionado pela jornalista do CPP Simone Tortato sobre projetos para melhorar a infraestrutura nessas unidades.

“Sabemos que a cidade tem inúmeros outros problemas, mas queremos tratar a Educação com toda essa responsabilidade. Minha vice é a professora Camila Consci, e ela está focada nesse tema. Queremos fazer um diagnóstico de todas as escolas municipais da cidade de São Paulo. Saber exatamente como está a estrutura física dessas escolas. E obviamente queremos um ambiente agradável para o aluno e o professor. Mas queremos saber também por que o aluno hoje não está aprendendo como deveria, até porque no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) tivemos a queda de algumas posições, e isso é significativo”, acrescentou.

Na sabatina, o candidato da DC também falou na criação de uma polícia municipal, nos mesmos moldes da de Nova Iorque, para aumentar a segurança nas escolas e cercanias e de qualificação dos professores. Bebetto Haddad ainda respondeu, na ocasião, a perguntas feitas pelos jornalistas Elba Kriss (SBT) e Rafael Burgos (UOL), convidados pelo CPP.