Atualizado em 04 julho, 2023 às 11:19
Percentual é considerado insuficiente pelo CPP, que sempre lutou por reajustes dignos e valorização dos professores
A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, na noite desta quarta-feira (28), a proposta de reajuste salarial de 6% para os servidores públicos do Poder Executivo do Estado de São Paulo, que inclui profissionais da Educação.
Pelo Projeto de Lei (PL) 102/2023, enviado à Casa pelo governador Tarcísio de Freitas (saiba mais no vídeo abaixo), estão contemplados também servidores das secretarias e autarquias estaduais, além da Procuradoria Geral e da Controladoria Geral. O reajuste será aplicado aos trabalhadores da ativa, além de aposentados e pensionistas, passando a valer a partir de 1º de julho.
Para a presidente do CPP, professora Loretana Paolieri Pancera, o reajuste é considerado insuficiente, pois há uma defasagem salarial paga ao magistério nos últimos anos no estado de São Paulo.
“Os professores e os demais profissionais do ensino merecem mais respeito por parte do governo do estado. Carecem de um salário digno, de valorização, qualificação. Educação é investimento, senhor governador, e o reajuste de 6% proposto é insuficiente diante das perdas salariais que tivemos nos últimos anos”, enfatiza a presidente do CPP.
O reajuste de 6% contempla os seguintes profissionais do ensino: Quadro do Magistério, Quadro de Apoio Escolar e Dirigente Regional de Ensino, da Secretaria da Educação; e Quadro de Pessoal do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (Ceeteps), tanto da ativa quanto aposentados e pensionistas.
E ainda o valor da Gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE), paga aos docentes e aos integrantes das equipes gestoras em Regime de Dedicação Exclusiva em exercício nas escolas estaduais do Programa Ensino Integral (PEI), bem como o do Adicional de Complexidade de Gestão (ACG), concedido aos servidores em posições de gestão em unidade escolar e de Diretoria de Ensino.
O governo.cometeu.uma grande injustiça.com os servidores. Abriu.os cofres.para os policiais e deu.uma banana para os outros. Fomos umilhados. Conheço servidores que estão.passando.fome. Engenheiros ganhando menos que um soldado.da PM.
Concordo Regina Helena
Sou professor e acredito que todos temos o direito de um salário digno, mas creio que a PM, assim como saúde e educação são muito merecedores.
Esta claro que a educação não é valarozida por nenhum governo estadual
Não há humilhação nenhuma , policiais devem receber o reajuste sim , porém as outras categorias estão sendo desvalorizadas em função do pouco apoio que tem na Alesp, salvo honrosas exceções,como exemplo temos o Carlos Giannazi que denuncia o esquecimento das “esquecimento” dos deputados da direita em relação as demais categorias Humilhados não,continuamos na luta e denunciando a tentativa de se transformar o país num Estado militar,iniciativa do inelegível e agora parcialmente frustrada.
Eu concordo, não há humilhação alguma, mas a educação precisa ser valorizada, assim como todas as profissões, no entanto um país que não enxerga a educação como investimento não há muito o que se esperar. O aumento da educação deveria ser no mínimo igual ao dos policiais.
Sou servidor da educação, e sempre fomos esquecidos, nunca foi prioridade educação no país, aqui na seria diferente
Humilhados
Veio o reajuste de 6% aos professores estaduais na folha de pagamento de agosto,?
Para mim não veio .
Alguém sabe porque?
CPP: Para mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com o Teleatendimento da SPPrev (0800 777 7738 – para ligações gratuitas de telefones fixos, e (11) 2810-7050
Até concordo, mas é a primeira vez que um governador aumenta salário no primeiro ano de mandato, pelo menos desde quando estou no serviço públicos e faz tempo, costumam fazer isso só no último ano e “olhe lá”. Se continuar todo ano, como deve ser, será o melhor governo para o servidor público. O mínimo é repor a inflação. Olha o histórico de aumentos, ficamos vários anos sem nem a inflação, qualquer coisa a mais que a inflação é aumento real. Parabéns, que continui assim.
Acho um absurdo falar dos policiais. Eles merecem e muito, pois quando precisamos chamamos a ele e não o Batman. Sem contar que nós professores tivemos outras regalias que eles não fizeram jus. Não podemos ser injustos!!! Sem contar que um professor que escreve humilhados sem o “h” não merece ganhar muito não…de verdade. Nível péssimo da educação.
Nos professores aposentados e pensionistas, mais uma vez ficamos de fora. Vamos ver até quando…
Fomos humilhados.
Ficamos 8 anos sem um centavo de aumento por parte do PSDB e ninguém falou nada, aceitaram calados. É evidente que merecemos mais, porém esse atual governo foi o único que de imediato retirou aquele confisco absurdo do Dória e aumentou o nosso piso salarial. Acredito que devemos dar um voto de confiança no governador e aguardarmos o que virá
É uma vergonha uma aumento desses, polícia, enfermagem e professores são classes essências e merecem o mesmo valor, então pq nós professores que enfrentamos uma luta diária de salas quentes e super lotadas não somos reconhecidos.
O governador que acabou com o confisco foi o Rodrigo Garcia mesmo.
O Tarcísio tem que devolver o dinheiro que foi confiscado.
Se engana, a retirada confisco foi aprovado na câmara pelo governo Rodrigo Garcia e que foi criticado pelo Tarcísio, infelizmente como disseram acima esse governo prioriza a segurança, o que não tenho nada contra, mas esquece dos demais funcionários.
Calma lá. Nada de grandioso. Na gestão passada vieram aqueles míseros 10% de aumento, esqueceu?
E agora míseros 6%.
Uma verdade. O governo atual seguirá com uma política de desvalorização do funcionalismo público. Nenhum voto de confiança.
Aliás, foi muito sem noção funcionários públicos votarem no Tarcísio.
Isso nem foi aumento, ele só vai incorporar o abono complementar do piso nacional que foi concedido pelo governo federal, ele não deu nada além do que era obrigatório, aliás ainda falta incorporar o restante do piso….não se engane…
Não foi o Governo, e sim, a ALESP. Pelo Governo, estaria pior do que está!
Houve aumento sim durante os 8 anos, tão simbolicos quanto esse desse governo. O que não houve foi aumento real. Lembrando que o pagamento do piso é lei federal e portanto ele não fez mais que a obrigação pois se não cumprisse o piso poderia sofrer sansão dentro do processo politico. Esse é tão pior quanto os outros.
A vida inteira! Baixo salário e um ticket que é uma vergonha falar para Oi s outros que recebemos
Qualquer aumento será bem vindo…embora ainda seja irrisório…espero por um salário digno do valor de um professor
Claro que tudo é bem-vindo mas, graças a Deus tenho minha consciência tranquila quanto a votar nesse cara e na galera dele neeeeeemm a p…..
Os outros governadores nos ferrou, e ninguém disse ou fez nada! Melhor um pouquinho cada ano, do q ficarmos sem aumento por vários anos. Acredito q nos próximos anos o aumento será maior. Foi mais do q justo o aumento dos policiais.
No meu salário não veio aumento aposentados spprev no holerite de julho REF.aos 6%
CPP: Para mais informações, os beneficiários podem entrar em contato com o Teleatendimento da SPPrev (0800 777 7738 – para ligações gratuitas de telefones fixos, e (11) 2810-7050
Além de disso, o GDE, das PEIs, foi reduzido e o trabalho só aumenta. Precisamos de reparação também, e a aprovação do descongelamento dos tempo de serviço na pandemia para contagem de tempo.
É muito.pouvo 6% de aumento, uma vez que faz muitos anos que não temos aumento de verdade…
E quanto ao valor confiscado de nossos salários….que deixou um rombo nos nossos orçamentos…é muita falta de humanidade, deixar os aposentados com esse rombo…
TRABALHAMOS MUITO E MUITO.BEM PRA APOSENTAR E TER GARANTIA DE UMA VIDA MELHOR,QUANDO ESTIVERMOS MAIS VELHOS….
FOI UMA TRAIÇÃO…E NÃO RECEBER DE VOLTA TODO ESSE DINHEIRO PRA ACERTAR AS NOSSAS CONTAS….
Como sempre entra governo e sai governo e a valorização da educação caminha de ralo abaixo.Cabe a categoria juntamente com o sindicato lutar por um salário digno ,inclusive todos os benefícios que merecemos.Nao temos tickets, tiraram nossas abonadas,falta aulas etc e ainda querem falar que a educação é valorizada.Outra coisa wuem puder me explique como o professor chegará no salário de 13.000.00 reais? Temos que contentar com as migalhas que caem da mesa do nosso Sr.brincadeira.
Quando 5.000 não valer 13.000
Concordo! Ninguém nos devolve as abonadas, congelaram quinquênio, licença a prêmio, o v.a continua o mesmo valor, e temos que nos contentar com 6%!
Vejo professores com jornadas longas, correndo de uma escola para outra ,muitas vezes doentes Em alguns lugares correndo até risco de morte.Ameaçados.A educação no Brasil não é prioridade e muito menos o público Educação Especia AEE.Muito triste e tudo vai piorando .Crianças com TEA aguardando atendimento nos postos, não tem atendimento digno.Saúde e educação no Brasil não são prioridades.
O salário reflete a importância social do professor: nenhuma.
O brasileiro não quer aprender, tem raiva de quem sabe, despreza o conhecimento.
O brasileiro não gosta de professor, tem ódio de professor, quer humilhar o professor.
Alguém pode me informar se os 6% também são para os aposentados/
CPP: Antonio Carlos, sim, aposentados e pensionistas
Como já foi aprovado os 6%, gostaria que o Jurídico esclarecesse se esse percentual é sobre o salário base ou se incide sobre sexta parte e quinquênios. Creio que seja a dúvida de muitos colegas principalmente aposentados. Desde já agradeço pelo retorno.
Infelizmente todo governador de SP não dá atenção aos professores. Eles querem que sobre mais dinheiro no orçamento para gastar com o pessoal deles. Mas não devemos olhar somente para o governador, deve-se notar que quem faz os acordos para os projetos serem aprovados é o presidente da ALESP e os deputados, eles não devem ficar de fora dessa conta.
Esses 6% de aumento pro pessoal da carreira antiga não vai fazer “cosquinha”, uma vez que está óbvio que vão por do “abono complementar” para o “salário base”. O que mais me indigna é que, além de não termos o justo pela Lei do Piso e um aumento “humilhante, ainda somos obrigados a pagar “pedágio” imposto por causa do período de pandemia. Meu quarto quinquênio e minha sexta parte iriam começar em março desse ano e já estou nessa situação, como se nós não tivéssemos trabalhado!!!!! CPP, há alguma previsão de “queda” dessa legislação (a do “pedágio de dias”) tão injusta com todos os servidores? A gente só ouve ruído e nada de concreto.
desconto de 50% no valor de aposentadorias e pensioistas ( REDUTOR ART>24-§ 2º-EC 103/19-D) MAIS O CONFISCO DO GOVERNO DORIA ATÉ AGORA NÃO DEVOLVIDO.
A Saúde, a Educação e a Segurança são os principais alicerces de uma sociedade organizada. Mas, no país da jabuticaba o mais importante é “levar vantagem em tudo”. Nisso nossos políticos, que são de quinta categoria, são mestres.
Realmente admiro quem consegue viver com o salário do Estado. Não sei o que seria se eu não tivesse prefeitura. O Estado teria que pagar melhor para os professores. O mais triste ainda é ouvir falarem mal dos professores que dão seu suor todos os dias. É dasanimador.
Decepção!
Fui informada que mesmo não tendo paridade, teria direito aos 6/%.
Mas não veio nada de aumento.
Muito triste.
O que aconteceu com esse reajuste? Até agora nada…
CPP: Marcos, está previsto cair no pagamento do dia 7 de agosto.
Já vi o provisionado no spprev e não vi aumento algum
Aumentou uma parte do salário e diminui outra!
Não deu 1% no total !
Para mim veio 50 reais de aumento.
É uma total falta de respeito e consideração com a classe.
Foi uma enganação , acha que somos palhaços!!
O salário deles e militares teve um aumento enorme, muito além da inflação.
Aumentou uma parte do salário e diminui outra!
Não deu 1% no total !
Para mim veio 50 reais de aumento.
É uma total falta de respeito e consideração com a classe.
Foi uma enganação , acha que somos palhaços!!
O salário deles e militares teve um aumento enorme, muito além da inflação.
6%???? Não recebi.
Maria Aparecida, o CPP está entrando com ações individuais sobre abono complementar referente ao piso do magistério e reajuste salarial. Para mais informações: https://cpp.org.br/acao-judicial-abono-complementar-referente-ao-piso-do-magisterio-e-reajuste-salarial/