Fachada da Secretaria da Educação, na Praça da República

Caso solicitação não seja atendida, Jurídico proporá Ação Coletiva em benefício dos associados

O Centro do Professorado Paulista solicitou nesta quinta-feira (16), por meio de ofício ao Secretário de Estado da Educação, que seja realizado o pagamento do Bônus relativo ao ano de 2019 até o fim deste mês de abril. A medida é uma reação à expedição do Decreto nº 64.937/20, do governador do estado de São Paulo, que dispõe sobre medidas de redução de despesas com pessoal e encargos sociais durante a vigência do estado de calamidade pública no contexto da pandemia da covid-19, determinando suspensão da fixação de metas e realização de avaliações referente ao programa de Bonificação por Resultados.

De fato, o decreto não menciona a suspensão do pagamento do Bônus relativo ao período de avaliação correspondente ao exercício de 2019, já que o estabelecimento de metas e o cumprimento dos requisitos necessários ao seu percebimento foram devidamente atendidos anteriormente, gerando um direito ao recebimento do valor respectivo a todos beneficiários.

Assim,  conforme previsto no artigo 16 da Resolução SE nº 16/19, o pagamento da Bonificação por Resultados referente ao período de 2019 deve ser efetuado em parcela única até o final de abril deste ano. Na imprensa, circula informação da Secretaria da Educação (Seduc) que o pagamento será feito a partir de julho.

Na hipótese de o valor não ser devidamente pago conforme determina a legislação, o Departamento Jurídico proporá Ação Coletiva buscando o efetivo adimplemento por parte do Governo do Estado de São Paulo a todos os associados beneficiários.

Confira o ofício encaminhado à Seduc com todas as reivindicações