Atualizado em 03 abril, 2024 às 10:01
O Departamento Jurídico do CPP enviou, na quinta-feira (28), ofício (leia aqui) requerendo, em caráter de urgência, que a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) publique o decreto que regulamenta a concessão do ALE (Adicional de Local de Exercício) e, consequentemente, o pagamento do adicional.
Vale destacar que o último decreto vigorou até o dia 31 de janeiro, e, decorridos dois meses, a Seduc ainda não tomou providência para regulamentar a concessão do ALE aos docentes que atuam em local com altíssimos índices de vulnerabilidade.
Ademais, o CPP protocolizou um segundo ofício (veja aqui o documento) que cobra a revogação da Portaria do Coordenador que estabeleceu o “Apoio Presencial para Professores em Sala de Aula”. Segundo muitos professores que procuraram o CPP, a entrada em sala de aula da equipe gestora tem sido utilizada em algumas escolas como instrumento de assédio moral, pois os docentes são reprimidos/constrangidos no ambiente em que têm plena autoridade.
É o nosso direito conquistado nos termos da lei.
Aproveitando o ensejo, contratos extintos prejudicados, sendo que cumprimos a quarentena, lamentável ser prejudicada desta forma.
Antes por pouca coisa já entravámos de greve, agora pintam e bordam e ninguém faz absolutamente nada! A cobrança aumenta a cada dia com plataformas e mais plataformas que não servem de nada, slides batidos, apostilas fracas que somos obrigados a seguir e o salário diminuindo a cada dia. Não é possível que a maioria dos colegas achem isso normal e que preferem ser capachos dessas imposições e perderem sua autonomia em sala de aula, com a desculpa de não fazer greve pois ” cada um sabe onde seu sapato aperta”
Concordo plenamente com você. Mas sabe o que ouvi dos colegas? Categoria O se fizermos greve, estamos na rua no dia seguinte, por esse motivo, não podemos fazer greve. Eu não concordo com isso, pois independente de letra, somos professores, temos que lutar pelos nossos direitos.
Colegas estou no magistério há 20 anos, somos sujeitos pós traumáticos, me sinto morta como profissional, faltando 5 anos para aposentar conto os dias, a escola estadual de são paulo está destruída, fim, ê só um lugar que a comunidade deixa os filhos para irem trabalhar, e que governo após governo destruiu um pouco mais, até que sobrou apenas traumas nos profissionais.
OPS! Estamos perdendo tantos direitos., associada cpp área social de entretenimento é ótimo, já na parte jurídica fica em segundo plano à desejar.Ao contrário do cpp ,Apeoesp é um sindicato 🤔
Verdade,há que ponto chegamos….tanta humilhação!
Há 8 meses aguardo a “regularização do sistema ” para receber o ALE novamente,igual a todos da escola.
Simplesmente tiraram,sem avisar.
Direitos iguais para todos!
Bem feito pra quem votou e ainda acredita neste tal Tarcísio!
Os problemas na educação sempre existiram! É claro que o que está acontecendo é vergonhoso e lamentável! Tem que ser resolvido.
Excelente ₩posso me associar ao CPP?
Ridículo professores sendo humilhados por gestores que esqueceram o que é sala de aula
O governador, prefeito e secretário da educação estão fazendo o que quer na educação e não tem ne hum órgão público que coloca este povo no lugar deles a pergunta e pra que serve a justiça de eles estão pintando e borda do e ninguém faz nada cadê as leis eles passam por cima como trator
A educação Paulista infelizmente está decadente!
Professore de inglês: Se o que a PEC de inglês falou para mim for certo, vamos perder nosso emprego para a plataforma EF. As aulas do 2º bimestre se baseiam todas nessa plataforma. Conforme a própria PEC disse, os alunos vão fazer as aulas 1, 2 e 3 com o professor e aí na aula 4 o aluno fará um teste de nível e, a partir daí, o aluno fará o curso sozinho sem precisar do professor, ou seja, o professor de inglês vai ficar de decoração na sala. E um outro professor acabou de dizer que agora no 2º bimestre será 50%, já no 3º bimestre será 100% só a plataforma. Após 25 anos como professor efetivo, esse é o prêmio pelos anos dedicados à educação, além das sequelas da profissão, degeneração macular antes da idade, lombalgia artrose, etc.
Não entendo o silêncio em relação ao pagamento do piso de 2024, nem CPP, nem Apeoesp. Já estamos em Abril e nada…
Massacre contra todos as plataformas, só cobram metas e metas, não estamos dando conta e o tal do Bi, nunca está em conformidade com as atividades, gerando mais cobranças em alguns casos injusta. Estamos enlouquecendo.
A lei de cátedra caiu? Por que com este novo governo professores não tem mais autonomia das suas práticas pedagógicas
E quanto a imposição do uso das plataformas sem apoio necessário e preparo prévio dos professores. Só há preocupação com números, tanto nas plataformas como no diário. O aluno tem que estar presente a todo custo! E o uso de tanta plataforma mais atrapalha do que ajuda.
Realmente o piso salarial….nadaaa
Queremos liberdade de cátedra
Sem dúvida. A CF de 1988 deixa claro a Liberdade de Cátedra.
Meu Deus a educação está um caos, não há necessidade de ninguém ficar na sala de aula,as escolas tem que estabelecer normas e regras para os alunos
É uma vergonha! Um absurdo o que estão fazendo com a educação em SP! Uma falta de respeito total com nós professores. Só trabalhos e cobranças com plataformas digitais, Não estão preocupados com nossos direitos. Uma vergonha! Que país é esse senhor governador Tarcísio e Feder.
Sem ALE também para os AOEs, que absurdamente temos que cumprir uma duzentena, como se alguém pudesse ficar 200 dias sem trabalhar.
E a diferença do pagamento do piso nacional
Também gostaria de saber sobre o aumento. De certo que os professores estão muito bem satisfeitos com as condições salariais e com o sistema atual.
Gostaria de saber onde está sendo depositado nosso INSS dos professores categoria O. Pq desde de setembro de 2022 não consta no INSS a quantia descontada em folha de pagto. Todo mês é descontado no holerite. Só que não está sendo repassado para o INSS! QUE CONTA É ESTÁ? temos direito de saber para não dar problemas na hora da gente dar entrada na aposentadoria. É uma vergonha e falta de respeito com os professores categoria O. Ninguém dá satisfação pra gente!
Estamos aguardando resposta.
Bom o CPP tomar essa providência porque a APEOESP NADA fez desde janeiro e esse governo corrupto além de não pagar o ALE também não tem feito o depósito do INSS que é descontado em folha todos os meses.
Já perdemos muitos direitos adquiridos nos anos de carreira esse é mais um golpe sem dizer sobre sobre a retirada da liberdade de cátedra, vergonhoso…
Não vejo a hora dos profissionais do Fundamental 1, categoria mais necessária e menos valorizada, se conscientizarem e pararem o país.
Almir…com tantos contratados ninguém do Fund l para…complicado nossa categoria. Tática do governo.
Ou paramos ou teremos o desrespeito eterno do governo de plantão. Temos que entender que somos muito importantes para o progresso fo país e essenciais para as gerações futuras.
Quando trabalhamos em uma escola que é contra mão para ir de ônibus, precisamos ir de carro para chegarmos no tempo previsto, parece que o governo não enxerga isso, às vezes não sobra dinheiro para gasolina, usamos o Ale para abastecer o carro, muitas vezes para ir de ônibus também precisamos de dinheiro, nesse mês nem a mísera ajuda de custo do vale transporte, não foi paga, o governo quer que andemos a pé, precisamos realmente parar todo o Estado, mas infelizmente o professorado não tem união!
Eu também. Se continuarmos só dizendo amém e não fazermos nada, governador vai deitar e rolar em cima de nós. Sou a favor de uma greve geral e lutarmos pelos nossos direitos.
E o décimo terceiro pra quem findou o contrato, até agora nada,nem aulas nem o pgto do 13*, está um caos está educação.
Trabalhar sobre pressão , tempo todo
Mas, agora! Por qual motivo demorou tanto tempo para isso? Além disso, gostaria de saber dos professores eleitores de Tarcísio e, que deixararm de receber esse adicional, o que estão achando dessa situação? Vão insistir em dizer que Hadad e os outros candidatos eram comunistas? Que a Terra é plana? Que os marcianos lhes aconselharam via celular sobre a cabeça? Que bolsonaro é o retorno do Messias? Mas, o mais absurdo de tudo é a aberração desses caras serem chamados de professores!!!!!!
Amei os comentários de Darsio..isso mesmo.os efetivos sem aumento e sendo punidos por não optarem pela nova carreira.. os que entraram agora recebendo um salário maior do que o nosso e pagos pra fazer a APDE em casa.. é pura brincadeira…e o nosso plano de carreira estagnado.
Trago aqui a minha indignação com as habilidades destes , que fazem da secretaria de Educação de SP, o seu escritório de esquema de corrupção, surrupiar o salário dos professores na cara de pau é humilhante, a arquitetura da destruição do ensino para todos.
Fico pensando se os professores, jogassem água na pasta de licitações sem licitação desde tecnocratas com sede de dinheiro da educação, e agora uma parte do salário dos professores, viva o país de esquemas.
Isso que eu gostaria de saber tb. Acho um absurdo nós pagarmos uma valor tao alto e não termos um apoio. Nao conseguem garantir uma paralisação. É um absurdo!!!
Sem demora, estaremos mendigando o mínimo para sobrevivência, ainda oferecendo o lombo (para aqueles, aquelas que ainda tiver) para as chibatadas.
E quando o sindicato tomará a iniciativa de chamar uma paralisação? E além de marcar uma data é necessário fazer o trabalho de conscientização nas UE para tentarmos mobilizar a maior parte da categoria.
Eu gostaria de ter um minuto com.o governador e perguntar, você vive sem salário, você precisa ter um pouco de respeito com os professores!?Que situação deprimente que vivemos!!
Minha querida colega de trabalho, se não nos unirmos, com uma greve geral, o governador fará pior do que já está fazendo. Enquanto a gente tenta sobreviver sem salário, eles viajam para fora com o nosso dinheiro e ainda dá risada da nossa cara.
Concordo plenamente Alessandra, porém os professores CAT O, estão sendo cercados de todos os lados e por medo de perderem o emprego não querem participar da greve. Vale ressaltar que na minha opinião, tem muitas pessoas com vontade e sangue nos olhos para mudanças e são contrários a atual gestão do sindicato, enquanto por outro lado tem a direção da APEOESP que é “política” e acho que isso dificulta qualquer ação de greve.
A questão da falta de empenho do Governo no pagamento do ALE desmotiva ainda mais todos aqueles que trabalham em locais de altíssima periculosidade e de difícil acesso, escolas que já sofrem com falta de funcionários.
Governo que desmotiva, desrespeita, trata professor como escoria. Lamentável a atuação desse governador e secretário de educação, que nem faço questão de mencionar o nome. O que interessa para esse cidadão e gastar 4 bilhões de reais na nova sede do governo. Professor nesse estado nunca foi tão desmoralizado.
Março mês de dissidio, sem nenhuma informação. Sem contar nosso ALE bem como o repasse do Piso Nacional do Magistério, que hoje é pago em forma de bônus e não incorporado como aumento real.
Sabemos que já foi enviado ao supremo tribunal e outras instâncias, será que está na hora de pressionarmos as autoridades responsáveis? ou até quando vamos esperar mais esse descaso.
Verdade que está ruim , mas também é preciso dizer que isso é reflexo do corte de mais de 400 milhões de reais feito na educação,que o governo Lula fez no semestre passado .
São 400 milhões por mês a menos na educação e 200 milhões a menos na saúde fora outras pastas que ele cortou .
Mas isso ninguém fala.
Estou pensando cade os meus 10,15%, cade um ano e meio que o governo DORIA, tirou da categoria.? Agora é o nosso ALE. Fico muito preocupado com a enorme fraqueza ou ausência de audaccia de nosso Sindicato. Ficou feliz e ao mesmo tempo pergunto se somos o segundo maior SINDICATO DA AMÉRICA LATINA, com toda essa demonstração de fragilidade, com toda essa concordancia com os mandos e desmando desse e de outros governantes que habitaram o palácio dos Bandeirantes, acredito que o ideal de defender a causa trabalhista, ficou para os nstalgicos qe ainda acreditam na utopia do trabahador exerccendo o poder politíco. Nosso sindicato,( é com muito sofrimento que digo) pensa apenas na contribuição que cai na sua conta na data estipulada. Não existe uma verdadeira vontade de representar o profissional da educação. Estamos largados e plados juricamente, nada nos últimos 20 (vinte) anos foi realmente conquistado com a ajuda dos sindicatos, Os governantes cederam sim uma virgula, talvez um ponto.
Nada, absolutamente nada nos é informado, se quisermos algo, proccurem nas redes A prioridade dos sindicatos são seus afiliados, não Dá diplomata e chaves da cidade aos Barbáros que nos visitam e depois tentam destruir o que levamos tanto tempo para conquista. Cadê os 10,15% do goveno geraldo Alckimin, 1ano e meio do gov. DORIA, agora CADÊ MEU ALE???
Ou o magistério acorda e partimos para cima desse sujeito ou estaremos fadados ao desparecimento. Outros secretários foram ruins, mas esse superou todos. Empresário escravocrata e um monte de capitães do mapa vigiando os professores, por apenas 1000 reais de gratificação e por medo de voltar para a sala de aula.
Você usou a expressão perfeita: capitães do mato! Esse apoio presencial é instrumento de tortura e humilhação