Atualizado em 19 março, 2024 às 13:50

Foto: Envato

Nas últimas semanas, o CPP tem recebido de servidores usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) muitas reclamações decorrentes da mudança, no começo deste ano, na forma de marcação de consultas no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), principal unidade conveniada do Iamspe. Nesse ínterim, o Instituto anunciou uma série de mudanças em seus canais de atendimento ao usuário.

>Os servidores paulistas merecem um ambiente seguro no Iamspe, governador!

Em janeiro deste ano, o Iamspe lançou o sistema de agendamento online para o HSPE, o que tumultuou a vida de muitos usuários, pois o telefone da central de marcação foi desativado.

“Disseram que o novo sistema era para agilizar as marcações de consulta. Desativaram o número da central de marcações, e o que já era ruim ficou pior”, escreveu João Batista de Araújo, em um comentário neste site do CPP.

“Ficou horrível. Era melhor quando ligavamos na Central”, acrescentou Maria Margarete Beraldo, em outra interação.

Além disso, o governo do estado de São Paulo não faz a sua contrapartida para o Iamspe na mesma proporção que os servidores, o que tem prejudicado o Instituto e o atendimento do funcionalismo público estadual.

Em nota enviada ao CPP, a assessoria de imprensa do Iamspe informou que “nos últimos meses, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe), órgão ligado à Secretaria de Governo e Gestão Digital (SGGD), tem aplicado novas tecnologias com o objetivo de modernizar o acesso dos usuários aos serviços médicos”. E que “diante dos desafios, em 2023 houve aumento de 23% no número de cirurgias (de 14.915 em 2022 para 17.911 em 2023) e de 12% no número de consultas ambulatoriais (de 402.436 em 2022 para 449.037 em 2023) realizadas no Hospital do Servidor Público Estadual”.

“Nas últimas semanas, iniciamos os serviços da nova Central de Atendimento Multicanal do HSPE, em que o usuário pode solicitar consultas e exames pelo site do Iamspe, por meio do Portal do Beneficiário, e o WhatsApp que facilitará o recebimento das confirmações dos agendamentos. Em breve serão anunciados novos serviços digitais com mais opções e facilidades de acesso para os usuários”, diz um outro trecho do comunicado enviado pela assessoria de Imprensa do Iamspe ao CPP.

Vale lembrar que o número da Central de Atendimento Multicanal é o (11) 4003-8559. Cabe acrescentar, ainda, que, no aviso de confirmação de consultas e exames pelo WhatsApp, o número que aparece na tela é o (11) 2845-6000. E que este último é um número exclusivo para envio de mensagens de confirmação de agendamento, não sendo possível retornar o contato.

Também em nota ao CPP, a assessoria de imprensa do Iamspe informou uma outra novidade no atendimento ao usuário, que “o setor de Cadastro do Iamspe teve o horário de telefone estendido para acolher demandas das 16h às 07h da manhã seguinte, pelo telefone: (11) 4573-8502”, diz um trecho do texto. “O canal passa a funcionar de sábado, domingo e feriados 24h por dia”, finaliza, acrescentando que “o atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 07h às 16h está mantido”.

O Instituto também anunciou esta semana a implantação do aplicativo “Iamspe Digital”, disponível para baixar gratuitamente nas lojas para telefones celulares Android e iOS. Segundo o Instituto, “o novo aplicativo Iamspe Digital permite buscar as opções de atendimento na rede credenciada em 645 municipios do Estado, acessar a carteirinha digital, consultar a data dos próximos atendimentos e até solicitar consulta ou exame no HSPE”.

Para entrar no aplicativo é preciso ter login e senha da conta gov.br, do governo federal. Também é necessário aceitar o termo “Meu consentimento”, que autoriza o tratamento de dados pessoas conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados. (LGPD).

O aplicativo “Iamspe Digital” chega com funcionalidades que incluem a obtenção da declaração de comparecimento, consulta do histórico de atendimento no HSPE e dos remédios retirados na farmácia ambulatorial do Iamspe.