Atualizado em 27 outubro, 2023 às 14:33

O Centro do Professorado Paulista (CPP) lamenta profundamente o ataque ocorrido na manhã desta segunda-feira (23) à Escola Estadual Sapopemba, na zona leste de São Paulo. De acordo com o portal G1, da TV Globo, um aluno de 15 anos entrou armado na unidade e efetuou vários disparos. Uma estudante morreu e outras três pessoas ficaram feridas.
Diante do atual quadro de violência e abandono que acomete a rede pública de ensino estadual paulista, a escola do povo, é inadmissível que o governo do estado de São Paulo continue negligente em relação a estes tristes episódios de violência e à segurança de professores, funcionários da Educação e estudantes.
Exigimos que o governador Tarcísio de Freitas reveja sua proposta de retirar ainda mais verbas do orçamento para a Educação, já encaminhada à Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), bem como o seu veto ao projeto que previa a contratação de psicólogos e assistentes sociais para escolas da rede pública paulista.
Neste momento de profunda tristeza para o magistério e para a Educação paulista e brasileira, o CPP se solidariza com familiares, colegas e amigos de todas as vítimas.