Espaço do representante
Os rumos da escola pública
Escola sem Partido, homeschooling e retorno do ensino presencial com ênfase no ensino híbrido - se esses programas forem concretizados, mudarão a função da escola como conhecemos. Isso suscita questões, dentre elas:- A opção dos governos nas diferentes esferas de...
É possível o trabalho conjunto do professor coordenador, psicólogo e assistente social?
A professora Maria Claudia de A. Junqueira, diretora, conselheira e coordenadora do Encontro dos Representantes de Escola, fala sobre a implementação da Lei 13.935/19 e da legislação que trata do trabalho do professor coordenador.
“Desafios aos profissionais do serviço social e da psicologia na educação”
“Desafios aos profissionais do serviço social e da psicologia na educação”: esse foi o tema do Seminário de Implementação da Lei 13.935/19 no Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho Regional de Psicologia, com a participação de diversas entidades. O evento teve...
Seminário sobre a Lei 13.935/19: Desafios da psicologia na educação
“Desafios aos profissionais do serviço social e da psicologia na educação” O Seminário de Implementação da Lei 13935/19 no Estado de São Paulo: “Desafios aos profissionais do serviço social e da psicologia na educação”, é uma atividade estadual, resultado de parceria...
O governo e a vulnerabilidade
A situação de vulnerabilidade social de parte expressiva da sociedade tem ocupado lugar de destaque nos discursos do governo para escamotear o porquê da manutenção das escolas abertas: atender aos mantenedores das escolas privadas e não implementar projetos como o...
A queda de braço do governador
O CPP e demais entidades do magistério obtiveram liminar favorável à suspensão das aulas presenciais nas escolas públicas e privadas de todo o Estado de São Paulo. Essa decisão é fundamental porque a categoria sofre não só pela pressão diária pela exposição à Covid...
Escolas Municipais sob tensão
No dia 23 de fevereiro os representantes do Fórum Municipal de Educação – FME se reuniram para fazer uma avaliação da volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino e traçar estratégias de atuação durante esse ano.Vou resumir os depoimentos dos professores e...
Live Papo de Professor: É hora da volta às aulas presenciais?
Convidamos você para analisar a Educação no contexto da pandemia. Vamos discutir juntos questões como: > O fechamento das escolas afetou o processo de ensino e aprendizado dos estudantes? > O fechamento das escolas impacta a vida das crianças, adolescentes e...
O governador de costas para a Ciência
Por mais que os profissionais da educação estejam se desdobrando para garantir atividades remotas e o vínculo dos estudantes com a escola, não é possível negar que essa situação tem consequência danosa para a aprendizagem, para a saúde e segurança de crianças e...
A volta às aulas presenciais
No dia 22 de janeiro, o Governo do Estado de SP publicou o Decreto nº 65.487, que traz novas orientações a respeito das restrições de serviços e atividades em decorrência da medida de quarentena.No dia 26, foi publicada a Resolução nº 11, que trata detalhadamente da...
Psicologia Escolar e Educacional
Ao longo do ano de 2020 a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, juntamente com outras entidades da Psicologia, Serviço Social e Educação (CFP, CFESS, ABEP, ABEPSS, FENAPSI), atuou ativamente no processo de implementação e regulamentação...
Projeto de Recuperação Intensiva
Muitos veem a volta às aulas presenciais como um dilema. Se não voltarmos como ficarão os estudantes que não têm os meios para estudar remotamente? Se voltarmos arriscaremos nossa vida?O Projeto de Recuperação Intensiva (Resolução 95/2020) nos coloca frente a frente...
Matriz Curricular: Ensino Médio
Para o ano de 2021, não houve alterações na matriz curricular (Resolução Seduc-85/2020). Os professores e professoras terão que enfrentar as consequências do isolamento sanitário na “grade” determinada pelo governo.Sabemos que entre os estudantes do Ensino Médio a...
Organização Curricular 2021 — Ensino Fundamental
As diretrizes da organização curricular do Ensino Fundamental e Médio foram publicadas (Res. Seduc-85/2020). O objetivo é adequar as matrizes curriculares da Educação Básica às diretrizes educacionais nacionais e estaduais e às metas da política educacional.Com...
Ensino médio, itinerários formativos e continuum curricular
A discussão do novo currículo para o Ensino Médio homologado pela Deliberação CEE 186/2020, no contexto do isolamento sanitário, tomou novas proporções. Será possível conciliar o novo currículo, os itinerários formativos e o continuum curricular?Para fazermos uma...
A Nova Política Nacional de Educação Especial
O Presidente da República, em 30 de setembro, lançou o Decreto 10.502/2020 que institui a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE). O governo federal, mais uma vez, não ouviu os movimentos sociais organizados, como os conselhos de participação, as entidades...